Brocas para Madeiras: Qual Modelo Utilizar?

Brocas para madeiras: qual modelo utilizar?

As brocas são muito importantes para a execução de trabalhos em madeira, e devido a isso são muito utilizadas por profissionais que possuem esta matéria prima como base para a execução dos seus trabalhos, como é o caso dos carpinteiros e marceneiros por exemplo. Elas também são utilizadas por hobbystas para pequenos projetos em casa. São acopladas a furadeira, e utilizadas para a realização de cortes em formato cilíndrico.

Hoje de modo especial, falaremos a respeito das brocas para madeira. Encontramos no mercado modelos diversificados, e que podem ser escolhidos pelo usuário de acordo com o exigido pelo trabalho, bem como acabamento desejado. Veja a seguir quais são os principais modelos, e suas funcionalidades!

Broca de Três Pontas

São brocas constituídas de aço carbono, e por isso são mais resistentes ao calor durante o trabalho. Devido as três pontas em sua extremidade, proporciona melhor acabamento e maior firmeza. A ponta localizada no centro funciona como guia, contribuindo para que o furo seja feito com maior precisão, e no lugar certo.

Broca-para-Madeira-com-3-Pontas

Broca Serpentina

Seu formato é espiral, e sua ponta é semelhante a um parafuso. Pode ser utilizada em madeiras macias ou mais duras, bem como em madeiras úmidas. Com ela é possível realizar furos mais profundos com pouco esforço. Oferece ótimo acabamento devido as suas arestas de corte.

broca serpentina

Broca chata

Assim como a broca três pontas, possui três extremidades, sendo a do centro também utilizada para posicionar, e as outras duas para abrirem o furo. No entanto não é destinada a realização de acabamentos muito finos, e sim necessariamente para perfurações de maior diâmetro.

broca chata

Broca com escariador

Destinada a realização de chanfros ou rebaixos no furo. Esta broca, além de perfurar, ao finalizar o furo torna maior o diâmetro, e com isso a cabeça do parafuso fica embutida a madeira.

Broca com escariador

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as brocas mais utilizadas no mercado, basta definir qual o diâmetro correto, adquirir a sua broca e fazer o seu projeto acontecer!

Deixe uma resposta