Furadeiras: Entenda os Tipos e Modos de Utilização

tipos de furadeiras

Seja a execução de pequenos reparos, ou no desenvolvimento de projetos maiores, as furadeiras são de grande ajuda para a execução de perfurações em superfícies. As mais conhecidas no mercado são as de impacto e as portáteis, porém, existem muitos outros modelos de furadeiras, e que vão de encontro as condições de perfuração exigidas por cada superfície. Vamos conhecer um pouco melhor cada uma delas? Continue com a gente, e confira!

Tipos de furadeiras

Como já sabemos as furadeiras são utilizadas para a execução de furos, o que pode se dar nos mais variados tipos de materiais. Para tal, o motor da furadeira exerce uma rotação sobre a broca com alta velocidade, fazendo com que a perfuração aconteça. Os diferentes tipos de superfícies podem afetar o desempenho da ferramenta para realização do furo, sendo também sempre importante considerar as dimensões, e o formato para execução do mesmo. Conhecer os tipos de furadeiras é um fator que contribui para a decisão correta sobre qual a melhor máquina a ser utilizada, para alcançar o resultado desejado.

tipos de furadeiras

Furadeiras portáteis

É um dos modelos mais utilizados devido a sua versatilidade, visto que pode ser levada até o local onde o serviço será realizado. São conhecidas também popularmente como furadeiras domésticas, podendo estas serem a bateria, dispensando desta forma qualquer fio ou extensão para ser utilizada, ou elétricas, necessitando desta forma de redes de energia para seu funcionamento, sendo esta 110 ou 220v.

Furadeira de impacto

Para a perfuração de superfícies mais duras, como o concreto utiliza-se as furadeiras de impacto. Isso porque elas possuem a função martelete, dando pequenas batidas no material durante a perfuração, o que permite a execução de furos em materiais mais densos. Algumas dessas furadeiras possuem uma chave, permitindo escolher utilizar ou não a função impacto.

Furadeiras de bancada

São fixas, e mais utilizadas por profissionais. Para a perfuração ser realizada pressiona-se uma alavanca. Este tipo de furadeira geralmente é indicada para ser utilizada em materiais mais resistentes. É também conhecida como furadeira sensitiva, pois durante sua utilização, é possível sentir a broca fazendo o caminho de perfuração na peça. É voltada para ambientes industriais. Além das furadeiras de bancada, temos também as de coluna, as radiais e as furadeiras múltiplas que são voltadas para este meio. Vejamos um pouco a respeito de cada uma delas:

Furadeira de coluna

É muito parecida com as de bancada, porém mais voltada para a realização de trabalhos em peças grandes e pesadas, sendo esta uma ferramenta mais robusta.

Furadeira radial

Assemelha-se a furadeira de coluna. A sua diferença se dá em seu cabeçote que pode girar em torno do eixo da coluna, fazendo movimentos para frente e para trás. Sua aplicação se dá em peças grandes, onde é mais fácil realizar movimentos com a furadeira, do que a peça a ser trabalhada.

Furadeira múltipla

Caracteriza-se como uma furadeira composta por outras furadeiras, possibilitando a realização de diversos tipos de furos por meio de uma única máquina. Normalmente é utilizada para produção em série.

Deixe uma resposta