Tipos de Parafusadeiras: O guia completo de compras!

Tipos de Parafusadeiras: O guia de completo de compras!

 

Seja para atividades de manutenção ou para a execução de reparos e projetos em casa, as parafusadeiras são extremamente úteis, como por exemplo para a montagem de móveis. Não são voltadas somente para profissionais, mas para qualquer pessoa que execute serviços onde faça-se necessário o seu uso.
Hoje vamos conhecer um pouco melhor esta ferramenta, seus tipos e funções! Bora conferir?

Principais Funções das Parafusadeiras

Como indicado pelo seu próprio nome, as parafusadeiras tem como função básica parafusar parafusos, podendo ser utilizadas para a montagem de móveis, como exposto acima, para o aperto de parafusos e para pendurar cortinas por exemplo. Isso pode se dar nas mais variadas superfícies, como madeira, plástico, alvenaria e metal.
Para seu funcionamento, temos que, por meio da energia elétrica uma força de rotação é gerada, fazendo com que seja possível tanto apertar quanto desapertar parafusos.

Tipos de Parafusadeiras

Podem ser classificadas basicamente como domésticas e profissionais.

Parafusadeiras Profissionais

Voltadas para profissionais que executam diariamente por exemplo serviços de montagem. São de impacto, e oferecem controle rápido e preciso durante a realização do serviço.
São parafusadeiras de melhor performance, torque maior, e tamanho compacto. Os modelos sem fio, oferecem baterias de longa duração, e sistema de configuração mais completo.
Lembrando que nada impede que esta ferramenta seja utilizada por usuários padrões, porém este modelo é de maior valor e oferece mais funções que contribuem para a execução de projetos mais complexos.

Parafusadeira Doméstica

Voltadas para uso ocasional. Geralmente são colocadas em uso para montagem de um móvel que foi adquirido, e para pequenos concertos e reparos. Costumam ter fio, ser de modelo mais simples, e por vezes oferecer funções extras, como desapertar parafusos e a capacidade de se curvar. Normalmente possui menor potência e velocidade.

Parafusadeira Portátil

Caracteriza-se por se apresentar mais simples, e por sua leveza. Seu carregamento pode se dá via USB. Suas configurações são mínimas, e são excelentes para o desenvolvimento de pequenos trabalhos.

Potência dos Modelos

Muitas questões podem intervir na potência de uma parafusadeira, estando muitas vezes atrelada ao preço, como também a sua categoria: profissional ou doméstica. Quanto mais potente se apresentar, maior será a sua capacidade de executar furos em materiais de maior densidade.
A medida da potência das parafusadeiras é em volts. As de uso doméstico podem variar de 9,6 a 12 volts. As profissionais podem apresentar até 18 V, oferecendo aplicabilidade a praticamente qualquer tipo de superfície. Os modelos de 20v são extremamente potentes, podendo ser utilizadas até mesmo nas madeiras mais duras.

Funções Extras de uma Parafusadeira
Controle do Torque

O torque é o responsável pela ação parafusar/desparafusar, dispensando a necessidade de girar as mãos para tal. Caracteriza-se pela força de rotação que é aplicada na ponta da furadeira. Quando é possível controlar o torque, pode-se determinar a força a ser aplicada para inserir o parafuso, evitando danos a superfície e ao parafuso em si.

Ação Reversa

Para fixarmos um parafuso em uma determinada superfície, a rotação acontece em uma direção específica, e para que não seja necessário utilizar da força em situações em que faz-se necessária a sua remoção, contamos com a função reversa. Com isso, o giro pode acontecer dos dois lados, oferecendo a possibilidade tanto de inserir, quanto de retirar o parafuso.

Impacto

As parafusadeiras de impacto, caracterizam-se como profissionais e oferecem a função martelar para a execução de trabalhos em superfícies mais duras. Para utiliza-la basta apertar um botão presente no corpo da ferramenta.

Luz auxiliar

A luz auxiliar contribui para a execução de trabalhos em ambientes onde há presença de pouca luz, como por exemplo em baixo de uma mesa.

Parafusadeira com Bateria ou com Fio?

A escolha da parafusadeira vai depender da que melhor se adequa a sua necessidade.
Os modelos com fio necessitam de uma tomada e de um local livre de impedimentos para estendê-los. Se estes aspectos não são um problema para você, está é uma boa opção.
Por outro lado, se o local de trabalho é de difícil locomoção e acesso, os modelos a bateria serão uma melhor opção por serem transportados com maior facilidade.

Como escolher a melhor parafusadeira?

Primeiramente é importante definir qual será a finalidade de uso da ferramenta: se fará parte do seu dia a dia em sua profissão, ou se será para um hobby. Isso lhe ajudará a descobrir qual será a potência ideal para você. Também é importante observar se a ferramenta é 110V, 220V ou bivolt.
Quanto as funções extras que a parafusadeira lhe oferecerá, também é um ponto a ser analisado. Se ela será utilizada para realizar perfurações em diferentes superfícies, é interessante optar por um modelo que permita variar o torque.
Por último, deve-se definir quanto você está disposto a pagar na compra da sua ferramenta, pois é importante escolher um produto que atenda às suas necessidades, mas que também esteja dentro do seu orçamento.

Deixe uma resposta