Tipos de chaves: Conheça os Modelos mais Utilizados e suas Finalidades

Tipos de chaves Conheça os Modelos mais Utilizados e suas Finalidades

Existe uma grande variedade de tipos e modelos de chaves no mercado, e suas aplicações são as mais diversas, seja para trabalhos profissionais ou para simples trabalhos do cotidianos. Elas são grandes aliadas dos mais diferentes tipos de profissionais: marceneiros, carpinteiros, mecânicos, eletricistas, e muitos outros. Também são utilizadas em casa para pequenas manutenções, montagens e reparos.

Qual devo escolher?

Devido à grande variedade de chaves existentes, podemos ficar em dúvida sobre qual utilizar em cada situação específica. Por isso é muito importante saber qual a real função da ferramenta, para que esta possa te proporcionar um melhor desempenho, e maior durabilidade! No post de hoje, você entenderá qual a finalidade dos principais modelos de chaves existentes no mercado, e como elas devem ser utilizadas!
Bora lá conferir?

Chave de Fenda

Sua função básica é girar, apertar, e desparafusar parafusos. São encontradas no mercado em diferentes tamanhos, e estão relacionadas a medida do parafuso propriamente dito, bem como a medida da haste. Existem modelos com a haste mais curta, para locais de difícil localização. As chaves de fenda só deverão ser utilizadas em parafusos simples do tipo fenda.

Chave Phillips

Sua extremidade lembra o formato de uma estrela. É utilizada para apertar e afrouxar parafusos com a cabeça deste formato, ou seja, com fenda cruzada. Utilizar uma chave não compatível, poderá estragar o parafuso. São encontradas em diversos tamanhos no mercado.

Chave estrela

Para parafusar e desparafusar porcas e parafusos sextavados. O ideal é que você tenha um kit com diferentes tamanhos, para que consiga chegar ao encaixe adequado em diferentes posições. Este tipo de chave possui maiores pontos de fixação. Devido a isso, a força exercida pelo usuário aplica-se de modo uniforme, evitando que ocorram deformações nas extremidades das porcas e parafusos.
Não é indicado o uso de prolongadores. Com isso acontecerá um aumento no torque, e a ferramenta sofrerá redução em sua vida útil.

Chave Fixa

Popularmente a chave fixa é chamada de chave de boca. Assim como a chave estrela, também se aplica a porcas e parafusos sextavados. Suas pontas são estreitas, facilitando a utilização em locais de difícil acesso. O uso de prolongadores também não é indicado a este tipo de ferramenta.

Chave Combinada

Esta ferramenta oferece maiores possibilidades de uso, isso porque ela é 2 em 1: de um lado é fixa, e do outro é estrela, e ambos possuem a mesma medida. Se aplicam a porcas e parafusos sextavados

Chave Allen

Com relação a este modelo de chave, o tipo mais utilizado possui o formato de um “L”. Devido a isso, durante o aperto e desaperto de parafusos caracterizados como sextavados internos, temos um efeito alavanca.

Esses tipos de chaves citadas acima são os principais modelos encontrados no mercado. Existem ainda outros diversos tipos, como por exemplo chave ajustável/inglesa, chave grifo, chave para cano, chave biela, chave canhão, dentre outros.
Se você gostou do artigo de hoje, compartilhe conosco a sua opinião! Até mais!

Deixe uma resposta