Brocas para Furadeira: Conheça aqui!

tipos de brocas

Na maioria das vezes a compra de uma furadeira acompanha a seguinte pergunta: qual broca devo utilizar? Sabemos que no mercado existem diversos modelos, com diferentes finalidades, o que nos permite que o trabalho a ser executado tenha em seu resultado maiores níveis de eficiência! Neste post vamos falar sobre quais os tipos de brocas, de acordo com os materiais utilizados! Continue com a gente, e confira.

Função da broca nas Furadeiras

As furadeiras nos permitem realizar furos em madeira, paredes, aço, dentre outros materiais em poucos minutos, e sem necessariamente ter que aplicar aquela força a mais, o que é uma verdadeira mão na roda, e a importância das brocas nesta operação é indiscutível!
Sabemos que durante o funcionamento de uma furadeira, o motor é o responsável por fornecer a velocidade que possibilite a utilização da mesma, e a broca é quem está efetivamente desempenhando a função parafusar, ou seja, por meio de um movimento giratório, ela está exercendo pressão sobre a superfície, fazendo com que o furo seja realizado. As brocas, para serem utilizadas são encaixadas na ponta da furadeira, denominada de mandril, e podem ser trocadas de acordo com o exigido pela superfície a ser trabalhada.

Tipos de Brocas

Dentre as brocas mais encontradas em kits no mercado, podemos citar as utilizadas para madeira, concreto, e metal. Estes materiais estão presentes na maioria das estruturas, e a isso se deve a sua maior utilização no mercado. Confira abaixo quem são elas!

Brocas para Madeira

As brocas mais utilizadas para perfuração em madeira são as de ponta tripartida, assemelhando-se a um pequeno tridente, sendo características destas possuírem ranhuras mais atenuadas. Isso faz com que a saída de resíduos durante a utilização seja muito mais eficiente. Quando presentes nos kits de brocas, por serem de aço carbono, apresentam a cor preta, o que facilita o seu reconhecimento.
Existem brocas também que após a ponta tripartida possuem um corpo achatado. Estas por sua vez possibilitam a execução de grandes buracos na madeira.

Brocas para Concreto e Alvenaria

Sua ponta é um pouco mais arredondada se comparada a broca para madeira, e devido ao seu pequeno relevo nas laterais, lembram a ponta de uma seta.
São fabricada por materiais mais duros, já que sua aplicação se dá em superfícies mais densas. Uma outra característica marcante deste tipo de broca é que o diâmetro da cabeça, em alguns casos, apresenta-se maior que o do corpo. Isso permite que durante o período em que a mesma estiver em uso, os resíduos gerados pela execução do furo sejam jogados para fora por meio do movimento gerado pela mesma.
Para realizar furos do tamanho correto, considere sempre o diâmetro da ponta broca, e não do corpo.

Brocas para Metal

Popularmente conhecidas como as brocas que possuem a cabeça “normal”. Apresentam ranhuras mais profundas em toda a sua dimensão. Na maioria dos casos, é feita de aço rápido, ou seja, uma liga de aço que se caracteriza como resistente à altas temperaturas.
Para executar furos em metais deve-se considerar mais o torque do que a velocidade, uma vez que este é quem será responsável por exercer a força necessária pera perfurar o material.

Outros Tipos de Brocas

Existem ainda outros tipos, como as brocas serra copo utilizadas para a execução de buracos de diversas medidas, e também as brocas de vidro, utilizadas para realizar cortes em superfícies de vidro, visto que se trata de um material mais frágil, e pode ser danificado se trabalhado com brocas não específicas.
E aí? Gostou de conhecê-las um pouco melhor? Qual é o tipo ideal para você? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta