Lixadeira Orbital – 10 Dicas de Uso Eficiente da Ferramenta

Lixadeira Orbital – 10 Dicas de Uso Eficiente da Ferramenta

As lixadeiras orbitais, apesar de muito populares em diversos segmentos, são muito utilizadas por mecânicos e também por profissionais da construção civil para a unificação de superfícies, removendo imperfeições e o acúmulo de materiais desnecessários. É chamada de orbital porque realiza somente movimentos circulares, que por sinal proporcionam um acabamento leve e suave.

Lixadeira Orbital para Projetos Diferenciados

Para projetos planos e que exijam um acabamento fino, como ocorre nas marcenarias, o ideal é utilizar uma lixadeira orbital. Ela também oferece ótimos resultados ao ser utilizada em materiais como aço e metal, conferindo a peça trabalhada maior qualidade.

Como utilizar a sua lixadeira orbital de modo eficiente?

Para que a sua lixadeira seja utilizada com eficiência durante o trabalho, confira abaixo algumas dicas que farão toda a diferença!
– Regularmente você deverá lubrificar a sua lixadeira para evitar o ressecamento das palhetas;

– Observe sempre se o prato da lixadeira está bem encaixado a peça;

– Para maior controle e conforto durante o uso da lixadeira, é necessário que o seu balanço seja equilibrado;

– Para que o uso da ferramenta seja menos cansativo, no momento da compra de preferência a modelos ergonômicos;

– Ao utilizar a lixadeira, o usuário nunca deverá aplicar força excessiva sobre a ferramenta, pois esta poderá não suportar o peso;

– O disco de corte jamais deve ser pressionado em posição lateral;

– Não utilize a lixadeira sem o coletor de pó, pois é ele quem evita que as partículas que se soltam do material durante o lixamento atinjam o operador;

– Não encoste na lixa durante o período enquanto a ferramenta estiver ligada;

– Principalmente para trabalhos que exigem delicadeza, é importante ter um bom controle da velocidade para não danificar a peça.

Algumas dicas para a sua segurança!

– Sempre opere o equipamento com as duas mãos;

– Não utilize a sua ferramenta próximo a produtos tóxicos ou inflamáveis;

– Após o uso da lixadeira, quando esta se encontrar totalmente parada, guarde-a com o disco voltado para cima, e em local apropriado;

– O cabo de alimentação deve ficar a certa distância do equipamento;

– Para evitar excesso de sujeira durante o trabalho, deve-se utilizar os sacos coletores acoplados;

– Vale lembrar que os equipamentos de segurança são indispensáveis para maior segurança do operador, como: óculos, avental, máscara e protetor auricular.

Conclusão

Organizar o ambiente de trabalho ao concluir as atividades, e se sempre se atentar as medidas de segurança são pontos essenciais. Ao adquirir uma ferramenta é sempre importante verificar o que consta no manual, e todas as especificações do fabricante para garantir uma melhor utilização da ferramenta. Isso também contribuirá para o aumento da vida útil da lixadeira.

Deixe uma resposta