Conheça as 8 Ferramentas de Medição mais Utilizadas

Conheça as 8 Ferramentas de Medições mais Utilizadas

As ferramentas de medição são extremamente importantes para que um trabalho seja executado em conformidade, com maior precisão. Hoje vamos conhecer 8 das ferramentas mais utilizadas no mercado para alcançar estes resultados! Continue com a gente, e confira!

Esquadro

Sabemos que um bom projeto deve ter superfícies alinhadas tanto visualmente, quando estruturalmente, e o esquadro faz parte desta história. Ele utilizado para descobrir se o encontro entre paredes por exemplo formam um ângulo de 90°, ou seja, se estas estão alinhadas, e isso se aplica a diversas superfícies em diferentes situações, como também na colocação de porcelanatos e instalação de janelas.

Trena a Laser

A trena nos permite obter com precisão as medidas de diversos espaços e superfícies. Os modelos a laser são ainda mais práticos e menos propensos a erros, contribuindo não somente para descobrir as dimensões de grandes áreas, como também o volume. Outra vantagem desta ferramenta é que, mesmo as dimensões de um local não estando ao alcance, pode-se descobrir a sua medida.

tipos de trena laser e dicas de uso

Taqueômetro

Utilizado para a realização de medidas de ângulos verticais, horizontais e distâncias lineares. Sua aplicação se dá também na realização da planta topográfica, contribuído para que os executores do projeto situem de forma correta tanto a obra, quanto todos os elementos incluídos na construção, e que irão fazer parte da sua composição. Para tal, esta ferramenta deverá ficar posicionada em um local livre de obstáculos, sendo feita a mira por meio de um feixe de laser que ao refletir no prisma, retornará as informações captadas, realizando cálculos.

Conheça as 8 Ferramentas de Medições mais Utilizadas
Paquímetro

Possibilita ao usuário encontrar as medidas internas, externas, de profundidade e de ressalto. Com isso pode ser utilizado para a medição de canos, furos, porcas, parafusos, dentre outros. Sua aplicação se dá com maior constância por mecânicos, e hidráulicos. Encontramos também no mercado modelos de paquímetros digitais, dotados de um visor que é responsável por fornecer as medidas.

Conheça as 8 Ferramentas de Medições mais Utilizadas
Suta e Transferidor

Estas duas ferramentas de medição são utilizadas em conjunto para que o usuário verifique e realize a marcação de ângulos, como também de medições. A suta é composta por uma base, e uma lâmina articulada, que devido ao seu movimento rotatório pode ser ajustada em ângulos diferentes.
O transferidor por sua vez, é uma régua cujo formato é circular, indicando de forma precisa tanto em centímetros, quanto em milímetros o ângulo de superfícies e de arestas.

Nível

Por meio dele é possível verificar se uma superfície encontra-se totalmente reta ou nivelada, a fim de evitar possíveis ondulações. Ele pode ser de metal ou de plástico, manual ou a laser, e ainda ser encontrado em diversos tamanho.

Prumo

Utilizado juntamente com o esquadro, serve para verificar a verticalidade e o prumo de paredes. Caracteriza-se como sendo um pequeno peso de metal, fixado a ponta de um cordão. Na outra extremidade, geralmente encontra-se uma base que serve como referência.

Medidor de Umidade

É utilizado para avaliações em obras já concluídas, para a verificação de problemas. Utiliza como base a imagem térmica, e deste modo é possível encontrar problemas referentes a umidade que não estão visíveis a olho nu, com maior rapidez e praticidade, incluindo desde uma infiltração até problemas mais complexos, como vazamentos.

Deixe uma resposta