Diferença entre Serra Mármore e Serra Circular

Diferença entre Serra Mármore e Serra Circular

As Serras Mármore e Circular são ferramentas que fisicamente possuem grande semelhança entre si, no entanto no que diz respeito as suas aplicações elas são sim diferentes, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje!

Quando falamos que é somente em aspectos físicos que essas ferramentas se parecem, estamos apresentando um fato, isso porque utilizar uma no lugar da outra além danificar a ferramenta, não proporcionará o desenvolvimento de um bom trabalho e poderá ser um risco a segurança do usuário. Vamos então conhecê-las melhor para compreender está questão!

Serra Mármore

As Serras Mármores, além de trabalharem com alta rotação, utilizam de discos menores e diamantados, e sua aplicação se dá em materiais mais rígidos. Inicialmente, era muito utilizada em construções para trabalhos em mármore, proporcionando ótimos resultados com acabamentos refinados.
Com a utilização do disco diamantado em alta rotação pode-se cortar pedras, porcelanato, basalto, mármores, paredes de alvenaria e telhados.
A serra mármore também é popularmente muito conhecida como Makita. Isso se deve ao fato de que em nosso país, ela foi uma das primeiras fabricantes dessa ferramenta, e acabou se popularizando.

Diferença entre Serra Mármore e Serra Circular

Serra Circular

Diferentemente da ferramenta anterior, este tipo de serra possui baixa rotação e maior disco de corte formado por Widea (um metal mais duro) e é utilizada para cortar madeira. As serras circulares também possuem proteção móvel do disco de corte. Deste modo, ela se abre para realização do corte, e após a conclusão do trabalho se fecha automaticamente. Esta ferramenta é ideal para cortes retos, e sua nomenclatura se deve ao disco de corte que ela possui. Existem diferentes tipos de serras circulares no mercado: de bancada(que é fixa a uma mesa), manual e portátil, serra esquadria (para cortes longitudinais e transversais), dentre outros.

Diferença entre Serra Mármore e Serra Circular

Dicas de Segurança para Utilização

No caso da serra mármore, sabemos que ela necessita de água para realização do corte e se tratando de uma ferramenta elétrica, deve-se ter cuidado pois a água conduz eletricidade, e não deve ficar em contato com partes elétricas do motor. O registro de água deverá ser fechado assim que o trabalho for concluído. Também é indicado o uso de luvas, e roupas adequadas para maior segurança do usuário. Durante a utilização, pó e fragmentos são produzidos, por isso os óculos de proteção também devem ser utilizados. Sempre respeite o recomendado pelo fabricante utilizando a ferramentas nos materiais para o qual ela foi projetada, e com o disco de corte correto.

Já com relação as serras circulares, antes de utilizá-las verifique se a proteção da lâmina está ok. A profundidade da lâmina deverá ser ajustada para no máximo 1/4 de polegada a mais do que a espessura da madeira. Observe se na superfície a ser cortada não existem pregos, e se for o caso eles deverão ser evitados durante o corte.

Posicione-se sempre ao lado da serra enquanto a utiliza, pois caso a madeira seja lançada para trás você não será atingido. A ferramenta deverá apenas ser guiada pelo usuário, e não forçada contra a madeira, e a lâmina removida da superfície apenas quando estiver parada.

Agora que você já conhece um pouco melhor estas ferramentas incríveis, aproveite para visitar a nossa loja online e dar aquela conferida nos nossos preços e variedades!

Deixe uma resposta