Diferenças entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz?

Diferenças entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz?

Diferenças entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz?
Destinadas a execução de desbastes e acabamentos tanto por profissionais, quanto para a realização de pequenos projetos em casa, as esmerilhadeiras caracterizam-se como ferramentas elétricas, podendo ser utilizadas para a execução de trabalhos em concreto, aço, ferro, metal, mármores, incluindo muitas outras superfícies.
Devido a sua leveza, e por ser uma ferramenta portátil, pode ser utilizada para a execução de trabalhos nos mais diversos locais. No desenvolvimento de projetos em concreto por exemplo, esta ferramenta se destaca na execução de desbastes.

Qual a Diferença entre Esmerilhadeira, Lixadeira e Politriz?

Esmerilhadeiras

São voltadas para a execução de cortes e desbastes principalmente em superfícies metálicas. Oferecem grande potência e precisão, e podem ser encontradas em diferentes tamanhos, sendo estes expressos em polegadas: 4.1/2”, 5”, 7” e 9, e estas por vezes influenciam a capacidade de rotações por minuto desta ferramenta. A tabela abaixo nos mostra basicamente qual a capacidade de rotações por minuto de uma esmerilhadeira de acordo a sua polegada.

POLEGADAS

RPM (ROTAÇÕES POR MINUTO)

4 a 6 polegadas

9.500 até 12.000

7 polegadas

9.000

9 polegadas

6.500

Algumas marcas mais conhecidas no mercado, oferecem a possibilidade de controle de velocidade, o que proporciona a realização dos trabalhos por um maior período de tempo.
Para profissionais que utilizam desta ferramenta com maior constância, dependendo da superfície a ser trabalhada, vale a pena investir em esmerilhadeiras menores por serem mais leves, diferentemente das versões maiores que se apresentam com maior peso. Porém, como conforme descrevemos, isso dependerá do material a ser trabalhado.

Politriz

Pode ser encontrada nos tamanhos de 5 a 7 polegadas, com menores rotações, que variam de 300 a 6.000, e devido a isso, é destinada a realização do polimento de carros, chapas de inox, incluindo outros materiais que exijam maior delicadeza durante a execução do serviço, e que podem ser facilmente danificados quando expostos a uma maior RPM. Algumas politrizes possuem a função de variação da velocidade, e por isso podem ser adaptadas para serem utilizadas como uma lixadeira.

Lixadeira

Operam também com baixa rotação, podendo seus modelos variarem de 400 a 6.600 RPM. Basicamente, a sua função envolve o lixamento de superfícies, tais como: metais, madeiras, plásticos e fibras. E devido a isso, a sua grande utilização em construções civis, nas funilarias e por profissionais da área de pintura. A sua baixa RPM, também oferece menor risco de as peças serem queimadas durante a execução do serviço.

De forma resumida, confira na tabela abaixo as diferenças básicas entre estas ferramentas:

 

POLITRIZ

LIXADEIRA

ESMERILHADEIRA

Uso

Polimento e lixamento

Lixamento de materiais como madeira, aço, dentre outros.

Corte em diversos materiais, e execução de desbastes em superfícies mais rígidas

Velocidade

Baixa

Média

Alta

Tamanho

5 a 7 polegadas

7 polegadas

4 a 9 polegadas

Controle Da Velocidade

Possui

Não possui

Possui

RPM

600 a 3.300

4.000 a 6.600

6.500 a 12.000

Lixadeira

Deixe uma resposta