Plainas Desengrossadeiras e Desempenadeiras, Conheça as Diferenças!

Plainas Desengrossadeiras e Desempenadeiras, conheça as diferenças

Apesar de seus nomes serem semelhantes, não se trata da mesma ferramenta, e não possuem a mesma função, mas podemos dizer que elas se complementam. Vamos conhecer quais as diferenças entre estas duas ferramentas? Segue com a gente!

Tipos de Plainas

As plainas podem ser elétricas ou manuais, e foram desenvolvidas exclusivamente para desbastes em madeira, e devido a isso são amplamente utilizadas em marcenarias e carpintarias. Por meio dela pode-se reduzir as dimensões do material, até alcançar a profundidade desejada.
Geralmente seu corpo é de madeira ou de metal. Possuem uma base plana, responsável por sustentar uma lâmina composta por ferro, que fica levemente exposta com relação a base para que a madeira seja trabalhada.
Mas vamos lá entender quais de fato são as diferenças entre as plainas desengrossadeiras e desempenadeiras!

Plaina Desempenadeira

É utilizada para deixar uma superfície que esteja empenada plana, ao longo da extensão de uma tábua, ou placa de madeira. Esta ferramenta é composta por uma mesa, com dimensões que devem seguir o que é determinado pelo fabricante. Nela será fixada a peça de madeira a ser trabalhada. Quanto ao funcionamento básico desta ferramenta, temos que: Após a fixação da madeira, esta deslizará pela mesa onde se encontra a máquina. Em seguida, passará pelo centro, onde possui uma abertura no qual se localiza a ferramenta responsável pelo desbaste.
É muito importante que, para a realização deste processo a máquina esteja corretamente regulada para não desbastar além do necessário.

Plaina Desengrossadeira

Sua função é corrigir a espessura da madeira, deixando-a padrão. Trata-se de uma ferramenta muito interessante, pois além de fazer o nivelamento, o desbaste fica com um aspecto natural, ou seja, seguindo o mesmo formato da base tomada como referência. Por meio desta ferramenta não é possível desempenar madeira, pois ela seguirá a deformação. Ao passá-la pelo desengrosso, teremos somente a redução de espessura, mas não necessariamente a correção da irregularidade.

Qual delas eu deve escolher para a minha marcenaria?

Conforme nós descrevemos acima, estas ferramentas não se substituem. Logo, o ideal será adquirir as duas: a Desempenaria para tornar a superfície uniforme, e a desengrossadeira para que esta fique nivelada em toda a sua extensão.
No mercado, existem modelos de plainas que oferecem as duas funções, no entanto elas estão localizadas em sentidos opostos na mesma máquina.
Por fim, ressaltamos que o uso de EPI’s é essencial: óculos, mascaras de proteção, aventais e inclusive protetores auriculares, pois é sempre importante zelar também pela sua segurança.

Gostou do artigo de hoje? Você já conhecia a diferença entre essas máquinas? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta