Tipos de Serras Copo e como utilizá-las

Tipos de Serras Copo e como utilizá-las

Assim como as brocas, as serras copo são utilizadas com o auxílio de uma furadeira, porém, diferentemente destas, permite a realização de furos de maior diâmetro. Pode ser aplicada nos mais diversos tipos de materiais em marcenarias, construção civil, serralherias, elétrica, dentre outros.
Materiais diferentes possuem exigências diferentes, e a isso deve-se a importância de conhecer os diferentes tipos de serras copo, sem falar que isso também influenciará na vida útil da ferramenta, e na qualidade do trabalho executado.
Vamos conhecê-las? Confira abaixo!

Tipos de Serras Copo e como utilizá-las

Serra Copo Bi-metal

São utilizadas para a realização de furos em superfícies metálicas e de aço inoxidável, como por exemplo chapas e perfis.

Serra Copo Multi (Videa)

Aplicadas na execução de cortes em madeiras, placas de MDF, e também em plásticos oferecendo grande facilidade. Podem ser usadas ainda em gessos, e tijolos.

Serra Copo Diamantada

Sua aplicação se dá na realização de furos em plásticos reforçados, em amianto, e também em germânio. São utilizadas também em materiais de características similares a estes, e em outros que se apresentam como abrasivos.

Serra Copo Tipo Fresa

Voltada para a execução de cortes em estruturas reforçadas, ligas de aço, e também em aço inox.

Acessórios Para Utilizar Juntamente com as Serras Copo

Alguns acessórios podem ser utilizados em conjunto com as serras copo, tornando o trabalho mais prático e eficiente.
Suporte de fixação: Em alguns casos já vem junto ao corpo da serra copo, como nas do tipo fresa por exemplo. Em outras situações, faz-se necessário o uso do suporte de fixação para que a serra possa ser utilizada na furadeira.
Brocas piloto: São encaixadas no suporte de fixação, e são responsáveis por guiar a serra copo na execução do furo.
Extensão para suporte: Utilizados para a execução de furos de maior profundidade.
Dispositivo ejetor de resíduos: Quando utilizados, impedem que resíduos gerados durante o trabalho, se fixem ou venham a acumular-se no interior da serra copo.

Como Utilizar as Serras Copo

Antes de iniciar o trabalho deve-se verificar as condições da serra copo, como por exemplo, se todos os dentes estão presentes, se ou corpo não está queimado, ou apresenta qualquer sinal de danificação. Em serras copo diamantadas, é importantes observar a presença da camada de diamante. Caso a mesma apresente alguns dos problemas acima, deverá ser trocada. Também não recomenda-se a utilização de serra copo em materiais que não correspondam as suas especificações.
A broca piloto, ao ser anexada ao suporte de fixação, a ponta broca não deve ultrapassar a espessura do material que está sendo cortado, caso contrário, o impacto da serra copo sobre a superfície pode ocasionar a quebra dos dentes.

Montando a Broca Guia ao Suporte de Fixação

É indicado que sempre se verifique o corte da broca guia para que não haja dificuldade para começar o corte. Para que o furo seja realizado no local correto, é indicada a utilização de uma punção para que a mesma não escorregue. O encaixe da serra copo no suporte pode ser com rosca, ou com trava, sendo a segunda para serras de maior dimensão. O de rosca segue o sentido da rotação, de acordo com que vai girando a trava, mais vai apertando a rosca, o que oferece maior segurança.
Após estar montado a serra copo, o suporte deve ser encaixado corretamente na furadeira. Assim também deve ser executado o aperto do mandril, e com a ferramenta desligada.
Antes da utilização, consulte também o manual do fabricante para verificar se tudo está dentro dos conformes, com relação a velocidade de corte, e ao tamanho da serra copo por exemplo.
Deixe a furadeira em posição perpendicular, e inicie o trabalho!

Após a Utilização

Para que as serras copo sejam guardadas, após a sua utilização devem ser limpas, retirando todos os resíduos, e em seguidas secadas para que seu armazenamento seja feito. Isso possibilitará maior vida útil a ferramenta.

Gostou de nosso conteúdo?  Siga nossas redes sociais:
Instagram
Facebook

Deixe uma resposta