Soprador Térmico: Conheça Melhor Esta Ferramenta

soprador térmico dewalt

Os sopradores térmicos, assim como algumas ferramentas apresentadas em artigos anteriores, trata-se de uma ferramenta elétrica, e que tem como objetivo a geração de calor, que capaz de derreter uma determinada superfície. Descrevendo o seu funcionamento de forma básica, temos que: sua resistência interna leva ao aquecimento, liberando desta forma o ar quente, e este é ejetado pelo bocal presente na parte frontal do soprador. Também é conhecido popularmente como soprador de ar quente, ou pistola de ar quente.
Os sopradores oferecem diferentes bocais, e que podem ser utilizados de acordo com a necessidade do usuário, conforme apresenteremos abaixo.

Funções

Os sopradores térmicos são utilizados nos mais diversos setores, e sua aplicação se dá:
– Na fixação de películas em vidros;
– Para encolher tanto peças de pvc, quanto tubos;
– Na remoção de tintas, vernizes, ceras, resinas e etiquetas;
– No aquecimento de porcas e parafusos para facilitar a sua remoção;
– Na secagem de madeiras, tintas, vernizes, ceras e resinas;
– Na execução de dobras e soldagens em plásticos, e tubulações.
Aos sopradores térmicos podem ser adaptados diferentes bicos, e desta maneira tem-se diversas possibilidades de utilização.

Confira abaixo:

Bocais Redondos

São utilizados para diferentes serviços, como por exemplo para colar e descolar alguns materiais, e na secagem de tintas e vernizes. Também são ideais para selar embalagens que possuem termoencolhíveis, como os lacres presentes em muitos produtos.

Bocais Chatos

Oferecem um direcionador de ar, o que o torna ideal para a fixação de materiais colantes, como adesivos.

Bocais em Formato de Garras

São utilizados para contribuir no desaperto de porcas e parafusos enferrujados, ou tortos e que por sua vez estejam presos a uma peça. Este bocal poderá também ser dotado de um tubo para realizar a modelagem de objetos redondos.

Bocal Espátula

Utilizado para realizar a raspagem em vários materiais, como retirar vernizes e tintas de madeiras por exemplo. Este bocal pode ser de menor, ou maior dimensão. A escolha fica a critério do usuário, de acordo com as necessidades do serviço a ser executado.

Soldador

Utilizado para a realização de soldagem em canos de cobre, para dilatar ou unir partes de canos de plástico, proporcionando o encaixe correto entre as mesmas.

Cuidados Quanto ao Manuseio

Um soprador térmico pode alcançar altas temperaturas, podendo chegar a até 600ºC. Devido a isso, a utilização do Equipamento de proteção individual é indispensável, visto que seu contato com a pele pode causar graves acidentes.
É sempre importante também checar a voltagem, pois se não corresponder ao especificado pela ferramenta, a mesma poderá não funcionar, ou até mesmo queimar.
Quanto as condições do ambiente, nunca utilize está ferramenta em locais inflamáveis, ou explosivos. Mantenha as entradas e saídas de ar sempre limpas, sem interrupções, e nunca estabeleça contato com o tubo metálico durante o uso.

Siga nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Deixe uma resposta