Pistolas de Pintura: Conheça um pouco mais!

Pistolas de Pintura: Conheça um pouco mais!

Devido a sua ação pulverizadora, as pistolas de pintura são utilizadas para a realização de serviços em muitas superfícies. Muito também se deve ao fato de esta ferramenta oferecer praticidade e rapidez, e sem que o usuário tenha que usar de muita força. Com isso, consegue-se cobrir maiores áreas com tinta, em menor espaço de tempo.

Vantagens de se Utilizar uma Pistola se Pintura

– Pintura Homogênea: possibilita a aplicação de camadas de tinta de maneira mais uniforme;
– Acabamentos Perfeitos: permite melhor aplicação de tinta em cantos de difícil acesso;
– Otimização de Tempo: oferece melhores resultados em menor tempo se comparada ao método de pintura convencional;
– Excelente Custo/Benefício: para realizar pinturas com pistolas você precisará também de um compressor de ar, porém você economizará muito em gastos com tintas na realização dos seus trabalhos.
Dentre os tipos de pistolas de pintura mais utilizados nos mercado, temos as convencionais, a LVLP e a HVLP. Elas também podem ser por sucção ou por gravidade. Vamos conhecê-las um pouco melhor?

Qual a melhor pistola de pintura Hvlp ou LVLP? Qual o melhor tipo de pistola de pintura? Qual a melhor pistola de pintura de parede? Qual é o melhor pulverizador para pintura? Qual o melhor tipo de pistola para pintura automotiva? Qual a melhor pistola de pintura para compressor de ar direto?

Pistola por Sucção

Possui um reservatório, que fica localizado na parte inferior. Por meio da pressão de ar, a tinta que neste é colocada é puxada, e desta forma é feita a pulverização. Uma questão que deve que considerada, e que por sinal é muito interessante, é que este tipo de pistola oferece a possibilidade de adaptação de outros bicos, o que representa maior versatilidade para o usuário.
Dentre os bicos mais utilizados no mercado, podemos citar:
– Cone Completo: para o preenchimento de áreas com formato circular;
– Cone Oco: também pode ser utilizado para preenchimento de superfícies circulares, porém mantém o centro livre, ou seja, não o preenche;
– Fluxo Plano: Para preenchimento mais fino, e com maior precisão. A pulverização acontece em linhas, ao invés de em círculos.

Pistolas por Gravidade

O reservatório fica localizado na parte de cima. Para que a tinta seja liberada, o ar comprimido a atinge, movendo desta forma a tinta de cima para baixo, e com isso tem-se a pressão necessária para a pulverização. Oferece boa qualidade quanto a regulagem, permitindo o controle da vazão de ar, da quantidade de tinta liberada e da abertura do seu leque.

Modelos de Pistolas de Pintura

Convencionais

Podem ser por sucção ou gravidade, e operam com maior pressão de 50 a 70 libras. São mais barulhentas e por vezes oferecem maior desperdício. Costumam também librar névoa durante a utilização, o que também é conhecido como OVER SPRAY.

Pistolas LVLP

Trabalham com pressão reduzida de 20 a 40 libras, porém oferecendo uma excelente taxa de transferência de tinta (68%). Isso significa que são bastante econômicas. Quanto maior se apresentar a taxa de transferência, menor será o desperdício e maior o aproveitamento do material. Por este motivo apresentam-se um pouco mais lentas se a comparadas as HVLP.

Pistolas HVLP

Necessitam de maior consumo de ar, mas porém, de pouca pressão para aplicação. Operam de maneira similar a pistola convencional, diferenciando-se quanto a maneira de executar a regulagem da pressão do ar para a sua entrada na pistola, sendo de 15PSI a 45PSI. Levantam um pouco mais de névoa se comparadas as pistolas LVLP, porém são mais rápidas com relação a aplicação, sendo por este motivo, muitas vezes a opção de compra das empresas.

Deixe uma resposta