O que são Máquinas Elétricas – Entenda aqui!

o quem são máquinas elétricas

Definição

Máquinas elétricas rotativas são aquelas movidas a energia elétrica. Existem diversos tipos de máquinas elétricas no mercado certamente com diferentes propósitos, sendo algumas chamadas de ferramentas elétricas devido a sua função de cortar, serrar, furar, lixar, entre diversas outras possibilidades. Entenda aqui a importância das máquinas elétricas e veja exemplos.

Gerador Elétrico

Algumas máquinas existem para gerar energia elétrica. Estas por sua vez são os geradores que alimentam outras máquinas na ausência de tomadas de eletricidade. Elas consistem em um dispositivo capaz de converter energia mecânica em elétrica, ou vice-versa. Nas máquinas elétricas estão presentes os transformadores.
Seriam eles os responsáveis por converter energia mecânica e elétrica?
A resposta é não. Eles convertem a corrente alternada de um nível de tensão para outro.

A conversão de energia mecânica em elétrica acontece por meio de uma máquina elétrica denominada Gerador Elétrico. Os geradores operam por meio do princípio da Indução Eletromagnética, onde entende-se que: Toda vez que um condutor move-se em um campo magnético, uma força eletromotriz é induzida dentro do condutor. A este fenômeno denomina-se ação do gerador.
Basicamente, temos que: um gerador consiste em um estator e um rotor. Por meio de uma turbina, ou motor primário a energia mecânica é fornecida a um rotor de um gerador.

Motor Elétrico

A conversão da energia elétrica em mecânica se dá por meio do motor elétrico. Se um condutor de corrente é colocado em um campo magnético, o condutor experimenta uma força mecânica e esse é o princípio por trás da ação do motor.
Assim como os geradores, os motores são formados pelo rotor e estator. Muitos modelos de motores necessitam do fornecimento de energia elétrica para o enrolamento de rotor e do estator.
Outros modelos de motores por sua vez, como o de imã fixo, e o de indução, a alimentação pode ser necessária para apenas um rolamento. O rotor entra em movimento por meio da força eletromagnética entre os dois enrolamentos.

O que são máquinas elétricas?
Máquinas Elétricas de Corrente Alternada (CA)

Fornecem energia para diversos tipos de sistema, que vão deste de pequenos servomecanismos, até máquinas maiores industriais. Tem como componentes principais um estator, e um rotor. O estator consiste basicamente em um anel de metal com fendas.
É utilizado para prender as bobinas de fio isolado em um núcleo de aço. Por meio destes fios passa a corrente alternada para dar origem a um campo magnético rotativo.

Máquinas Elétricas de Corrente Contínua (CC)

Um motor CC, é um motor alimentado pela corrente contínua. Esta alimentação pode ser proveniente de uma bateria por exemplo, ou qualquer outra fonte de alimentação de corrente contínua. A troca de energia ocorre entre rotor e estator, podendo ser com, ou sem escovas.
Com relação a velocidade, um motor de corrente alternada pode ser controlado apenas variando a tensão.

Tipos de Máquinas Elétricas

Existem diversos tipos de máquinas elétricas no mercado com diferentes propósitos, sendo algumas chamadas de ferramentas elétricas devido a sua função de cortar, serrar, furar, lixar, entre diversas outras possibilidades. Algumas máquinas existem para gerar energia elétrica. Estas por sua vez são os geradores (como mencionamos acima), que alimentam outras máquinas na ausência de tomadas de eletricidade.
As máquinas elétricas geralmente operam com motores elétricos, sendo a sua corrente alternada em 110v, 220v ou 380v.

Classificação das Máquinas Elétricas

As rotativas, são os motores e geradores. São assim chamadas porque possuem uma parte em movimento, enquanto a outra se apresenta em repouso. As estacionárias por sua vez, também chamadas de em repouso são os transformadores, e não possuem partes móveis.
As máquinas com motor elétrico são mais silenciosas do que as com motores a combustão, não são poluentes, sem falar que nos poupam trabalho mecânico, seja aparando grama ou apertando um parafuso, dentre outras atividades.

O Funcionamento Explicado (Assista o vídeo)

Deixe uma resposta