O que é um Nível a Laser?

O que é um Nível a Laser

Muito presente nas construções, o nível a laser é uma ferramenta utilizada para medir o nivelamento, por meio da projeção de um feixe de luz ao redor ou sobre superfícies planas. Para projetos de menores dimensões, inclusive pequenos trabalhos do dia a dia, os modelos mais básicos de nível a laser atenderão tranquilamente a sua necessidade. No entanto, existem também modelos profissionais de níveis a laser, sendo estes mais utilizados em construções civis.

Qual profissional deve usar?

Eles são muito aderidos por profissionais que desenvolvem grandes projeto, que demandam maior precisão, onde pequenas variações podem causar grandes problemas. São modelos que oferecem mais recursos ao usuário, como: ajustes manuais, mais opções de montagem, e até mesmo resistência a água.

Outras Funcionalidades

É interessante considerar também que os níveis a laser podem ser muito úteis em situações simples do cotidiano, como para pendurar uma moldura por exemplo. A escolha do nível a laser ideal, dependerá da dimensão do projeto desenvolvido, e ainda se será interno e ou externo.
Para pendurar um quadro na parede, ou ainda para trabalhos em ambientes pequenos por exemplo, não faz sentido comprar um nível a laser profissional e volumoso.

A utilização de um bom nível a laser minimiza o tempo gasto, pois diminui a quantidade de medições que teriam que ser feitas normalmente, e ainda oferece maior precisão.

Recomendações

É importante frisar que durante a utilização do equipamento, você nunca deverá direcionar o laser aos olhos das pessoas, sendo necessário estar atento a isso principalmente se o trabalho for feito em locais em que há grande circulação de indivíduos.
Grande parte dos modelos fabricados são a bateria, e por isso oferecem maior liberdade de movimentos aos usuário.

Existem níveis a laser que se caracterizam como autonivelantes! Você sabia? Neste caso ele conta com sensores internos de autonivelamento, e que possibilitam a detecção da área nivelada. Eles se mostram mais precisos, e rápidos se comparados aos modelos manuais.

O que é um Nível a Laser

3 Categorias de Níveis a Laser

Os lasers podem ser de prumo, nível de linha e lasers rotativos.

– Laser de Prumo: Utilizam de um ponto de referência para a medição;

– Laser de Linha: Realizam a projeção de uma linha visual, ou duas linhas que se cruzam;

– Laser Rotativo: Normalmente são muito grandes. Fazem a projeção de uma linha nivelada por toda a sala.

Recursos Importantes
Precisão

Os erros de medição são comuns quando fazemos uso de uma fita métrica, no entanto isso também pode acontecer fazendo uso de níveis a laser, e daí a grande importância de se observar a precisão do equipamento, que deverá ser de até 1/16 polegadas. Os modelos de maior desempenho oferecem uma precisão de até 1/32.

Alcance

Este também é um aspecto que merece muita atenção, pois existem modelos de 50 a 320, ou mais pés. Por isso, para realizar a compra esteja atento as exigências dos trabalhos para o qual o equipamento será utilizado. Para pequenos projetos em casa, o usuário pode acabar optando por adquirir um nível de faixa mais baixa, porém para trabalhos profissionais, eles são totalmente inúteis.

Funcionalidade

Você pode utilizar a sua ferramenta de medição a laser para diversas finalidades: para medir o volume, áreas e distâncias, bem como para medições contínuas. Independente da finalidade para o qual você deseja adquirir um nível a laser, é necessário conhecer de forma mais completa as suas funções para que a sua decisão de compra seja a mais assertiva possível.

Alguns modelos mais tecnológicos encontrados no mercado oferecem a função Bluetooth, permitindo transferir facilmente as medidas para seu Smartphone por exemplo.

Medições a Laser ao Ar Livre. Pode?

A resposta é sim, no entanto o seu alcance dependerá da potência do equipamento e da visibilidade. Deverá ser traçada uma linha reta até o objeto no qual será medida a distância, e o laser ficará sobre ele. Alguns níveis, dispõem de feixes de luz mais brilhantes, e devido, para ver claramente o laser, você dependerá da luminosidade no período em que você utilizar o seu equipamento. Dependendo das circunstâncias, o laser poderá ficar pouco visível, principalmente em exposição ao sol.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe conosco a sua opinião! Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta