Saiba como Escolher Furadeiras de Bancada e usá-las com Segurança

Quais as vantagens de um Inversor para Solda para o seu Trabalho?

Muito utilizada por marceneiros, carpinteiros, e também por serralheiros, as furadeiras de bancada são muito úteis para realizar perfurações verticais em chapas compostas por metal ou por madeira. Elas não são portáteis, e contam com mesa fixa, no qual ficam acopladas.

Vantagens

Devido a isso, uma grande vantagem desta ferramenta para o usuário é a estabilidade que ela oferece, provocando menores vibrações durante a perfuração, e proporcionado maior precisão.

Podemos encontrar também alguns modelos que possuem acoplados a si uma lixadeira de tambor. Neste caso, juntamente com o mandril e o coletor de pó, podem se comportar como uma boa máquina para lixar.

Características das Furadeiras de Bancada

Normalmente, possuem um motor com potência de 12cv. Alguns podem variar um pouco para mais ou para menos. São máquinas de menor dimensão, e diferentes de uma furadeira de coluna que possui maior tamanho, perfuram uma maior diâmetro, sendo de até 2”. Com relação as versões portáteis, são menos potentes, e devido a isso, trabalhos que exigem o uso de uma broca de maior diâmetro (como serras copo por exemplo), são desempenhados com maior dificuldade. Já com relação ao uso de brocas de diâmetro padrão, funcionam muito bem, como no caso das brocas de aço rápido.

As furadeiras de bancada também possuem limitador de profundidade e grampos(que contribuem para que a ferramenta se mantenha firme durante o uso e proporcione maior precisão).
Existem alguns modelos no mercado que possuem visor de rotação digital, e um laser para ajudar a determinar o correto local da perfuração. Outras questões que são importantes e inclusive fator de diferenciação das furadeiras de bancada são a Ergonomia e a Rotação Inicial.

Como Escolher?

Primeiramente, você deverá determinar qual será o objetivo de uso da sua furadeira de bancada. Algumas são voltadas para trabalhos mais leves, e são utilizadas com brocas de 13 mm, e outras para projetos mais pesados com brocas de até 16 mm.

Para que elas possam te atender de forma eficiente, a máquina deverá ser leve, robusta, e com a potência que atenda a sua necessidade para a perfuração.
Dê preferência a uma boa empresa para fazer a compra da sua ferramenta, e esteja atento a garantia oferecida pelo fabricante.

Questões Importantes para a sua Segurança

As furadeiras de bancada são ferramentas que oferecem segurança para ao usuário durante o uso, no entanto ter cuidado nunca é demais. Diante disso, o uso de EPIs é essencial, como luvas, óculos, e protetores auriculares. Também é aconselhado o uso de tela de policarbonato para prevenir contra possíveis estilhaços que possam se desprender do material e sobrevoar contra o usuário no momento da operação. Este acessório deverá seguir a norma brasileira NR-12, referente a segurança de equipamentos e máquinas para o trabalho.

Para instalação da furadeira de bancada, será necessária uma base fixa e resistente, que ficará presa por parafusos. Para seja feita a instalação elétrica, conte com o serviço de um profissional que esteja apto. Isso contribuirá para sua maior segurança.
Manter a sua ferramenta limpa e lubrificada também é muito importante, e de mesmo modo manter a transmissão regulada. Isso ajudará a prevenir a diminuição da potencia e das rotações por segundo.

Comprar ou Alugar uma Furadeira de Bancada

Em geral é indicado alugar se o uso for a curto prazo, e por sinal os preços costumam ser bem competitivos no mercado. Existem situações também em que a empresa deseja evitar gastos com a depreciação da ferramenta, manutenção e com a compra, mesmo que o uso seja contínuo.

Gostou do artigo de hoje? Você costuma utilizar a furadeira de bancada no seu trabalho? Conte pra gente! Até breve!

Deixe uma resposta