Conheça os Tipos de Talhas e suas Aplicações

Conheça os Tipos de Talhas e suas aplicações - Talhas Elétricas e Manuais

Tanto em oficinas, quanto em setores industriais por exemplo, a importância das talhas é indiscutível. Isso porque, elas auxiliam no levantamento de grandes cargas com maior segurança e precisão, o que somente por meio da força humana, não seria possível, ou no mínimo bem trabalhoso.

Existem as talhas manuais, pneumáticas, e elétricas. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre elas! Confira a seguir!

Talhas Manuais

Para aciona-la o usuário deve puxar uma corrente no qual seus elos são contínuos. Seu comprimento, equivale ao dobro da altura da operação com relação a localização do equipamento.

Quando a corrente é puxada pelo operador, faz com que seja acionada uma roda na talha, sendo que este eixo está ligado a um sistema de redução composto por outras rodas dentadas, controlado a quantidade certa destas para erguer a carga desejada. Além de ser mais em conta se comparada a outros modelos, como o elétrico por exemplo, exigem pouca manutenção periódica.

As talhas manuais podem ser de corrente, ou de alavanca.

Talhas Manuais de Corrente

Oferecem praticidade em sua utilização, são econômicas, e devido a isso muito utilizadas no mercado para levantamento de cargas. São compactas, e fabricadas por materiais mais robustos.

Oferecem ao operador a possibilidade de adequação de acordo com a carga a ser içada, podendo-se ajustar a sua capacidade, e o seu dimensionamento. Para que o objeto erguido possa subir, ou descer conta-se com o auxílio das roldanas, permitindo menor aplicação de força para alcançar o resultado desejado.

Talhas Manuais de Alavanca

A elevação das cargas se dá de modo diferente com relação as talhas de corrente. Não são feitos o uso de correntes e das roldanas para erguer o objeto, e sim de uma catraca. Pensando em facilitar a sua utilização em locais de difícil acesso, esta talha foi desenvolvida em um tamanho reduzido, proporcionando diferentes ângulos de acesso para desenvolvimento dos trabalhos.

Talhas Elétricas

São voltadas para cargas extremamente pesadas, que ofereçam dificuldade para a sua locomoção. Proporcionam maior segurança, uma vez que não são dependentes da força exercida pelo usuário para o seu funcionamento.

Em muitos casos, as mesmas operam por meio de um sistema de embreagem. Isso permite que torque seja programado, evitando sobrecarga. Existem também algumas talhas mais modernas que oferecem interruptores de segurança, capazes de cessar automaticamente a energia caso aconteça algum erro no sistema.

Talhas Pneumáticas

Em sua categoria são as que apresentam maior capacidade de carga. A sua velocidade de elevação é variável, podendo ser constituídas por cabos de aço, bem como também por correntes.

Oferece maior facilidade para ser operada e controlada. Sua utilização na maioria dos casos se dá em petroquímicas, indústrias automotivas e mecânicas, e em refinarias. Por seu mecanismo de funcionamento ser a base de compressão do ar, o trabalho se torna mais silencioso.

São de fácil transporte, e possuem externamente parafusos ajustáveis, proporcionando controle da velocidade para subir e descer de forma mais lenta a carga, e com maior segurança.

Deixe uma resposta