O que são Ferramentas Pneumáticas

ferramentas pneumaticas

Primeiramente, diferentemente das ferramentas elétricas e a bateria que encontramos em nosso dia a dia, as ferramentas pneumáticas são movidas pela pressão do ar, e necessitam de um compressor de ar para o seu funcionamento. Assim, por meio dele, coleta-se de forma mecânica o ar advindo da natureza aumentando a sua pressão. Este processo acaba por transformar o ar em energia, e esta será enviada para máquina, fazendo com que o funcionamento da mesma aconteça, sendo esta denominada energia pneumática.

Funcionamento do Sistema Pneumático

O ar atmosférico que compõem a atmosfera terrestre, é composto por uma mistura de gases. Quando falamos de um sistema pneumático, este ar no qual nos referimos acima, por meio da compressão, proporcionará a movimentação dos cilindros e motores do maquinário, sendo estes por sua vez, controlados por válvulas que devem fornecer vazão e pressão constante para que o funcionamento aconteça. Assim, existem dois tipos de compressores: os de deslocamento positivo, e os de deslocamento dinâmicos. No primeiro caso, possuem câmaras fechadas, sendo nelas armazenadas grandes quantidades de ar. Podem ser de parafuso ou de pistão. Já no segundo caso, o ar é impulsionado por meio de uma rotatória, com isso ocorre a aceleração do ar, que é empurrado devido a uma pressão gerada pelo movimento. Eles podem ser centrífugos, ou axiais.

ferramentas pneumaticas

Utilização das Ferramentas Pneumáticas

As utilizações vão principalmente desde atividades domésticas, envolvendo reparos em residências, até indústrias, oficinas, marcenarias, serralherias, funilarias, metalúrgicas, proporcionando mais agilidade e facilidade nos processos de produção.

Vantagens

– Possuem em menor quantidade peças móveis, o que proporciona maior durabilidade se comparadas as ferramentas elétricas;
– Com relação ao torque e a potência, são mais viáveis que as ferramentas convencionais movidas a eletricidade,
– Por utilizarem o ar, durante atividades, como de lixamento e desbaste de materiais, evitam o acúmulo de poeira;
– Em situações de mau funcionamento a máquina trava automaticamente, evitando acidentes.

Desvantagens

– São um pouco mais caras se comparadas as ferramentas elétricas;
-Necessitam de alimentação externa, que no caso é gerada pelo auxílio dos compressores de ar. Esta alimentação tem que ser constante, e deve se dar de maneira estável, sendo necessário deste modo um bom equipamento de ar para tal.

Conheça Melhor 2 Ferramentas Pneumáticas muito utilizadas no mercado!

Lixadeira Orbital

-Lixadeira Orbital De 5 Ou 6 Polegadas, da marca Chiaperini: É voltada para profissionais que buscam a realização de trabalhos em menor tempo, e com maior precisão. Sua aplicação se dá em atividades de acabamento em linhas de montagem, marcenarias, dentre outros. Possui sistema de aspiração de pó, velocidade regulável, e gatilho de controle preciso, sendo também leve, compacta e ergonômica!

ferramentas pneumaticas
Retífica Pneumática

– Retífica Pneumática De 1/4 Polegada, da Chiaperini: Utilizada para acabamentos em superfícies soldadas, moldes, matrizes, e alargamento de furos. Proporciona maior precisão, e menor vibração para execução de acabamentos nos seus trabalhos.

ferramentas pneumaticas

Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos conteúdos: @comercialjrltda.

Deixe uma resposta