Tipos de Alicates – Qual é o melhor?

Tipos de alicates

Como já falamos anteriormente em outros artigos, os alicates são uma ferramenta de grande importância, e sua presença é essencial para o desempenho de diversas atividades.
Vocês sabiam que existem diversos tipos de alicates? Eles podem se diferenciar quanto a sua finalidade, sendo indicados para materiais e ações específicas.
Hoje em especial, iremos lhe apresentar 7 tipos de alicates diferentes! Confira!

Alicate Universal

São de uso geral, sendo o mais comum dentre todos os modelos e destinado tanto a profissionais, quanto para uso doméstico.
É utilizado para desempenhar diversas atividades, como: cortar, apertar objetos, dobrar fios, dentre outras funções. Praticamente une as funções dos alicates de pressão e de bico.

alicate_universal - Tipos de alicates

Alicate Eletricista

Esta, com certeza é uma das ferramentas que são essenciais para qualquer profissional que trabalhe na área elétrica. Possui em sua dimensão aberturas que possibilitam o encaixe dos fios, permitindo também descasca-los em diferentes dimensões. Talvez você já tenha feito uso de outros alicates para cortar fios, porém, por meio deste, é possível agarrar melhor o fio, e inclusive realizar cortes mais longos, sem deixar aquelas rebarbas indesejadas, tornando muito melhor o acabamento.

alicate_eletricista - Tipos de alicates

Alicate para Anéis

Possui duas pontas bem finas que possibilitam o encaixe em anéis de retenção. O modelo do bico pode variar, sendo reto ou curvo para que seja possível acessar os anéis. Pode ser utilizado tanto para retirar, quanto para colocar anéis que se encontram externamente em máquinas e equipamentos.

alicate_para_aneis - Tipos de alicates
Alicate Tesoura

Possui também a função de corte, e por este motivo é chamado de alicate tesoura. Permite a realização de cortes rentes em cabos, como por exemplo os cabos flexíveis de cobre. Com ele também é possível cortar bitolas maiores, sem necessariamente aplicar muita força. É também utilizado para prender materiais que possuem espessuras mais finas devido ao seu bico fechado e ranhuras cruzadas que se prendem bem as chapas, fios e vedações independentemente da posição.

Alicate de Pressão

É utilizado para desapertar parafusos e porcas, crimpar terminais, pressionar, ajustar peças e superfícies, dentre outros. Devido ao seu sistema mecânico, o mesmo é travado durante o período em que está fechado, podendo a pressão exercida ser regulada pelo usuário. Além disso, ele é muito versátil, principalmente em situações onde trabalha-se com porcas pequenas, ou em locais de difícil acesso.

Alicate Bomba D'água

Também chamado de alicate bico de papagaio. Sua utilização se dá na manutenção de equipamentos, na execução de concertos, reparos, dentre outros. Este modelo é o mais utilizado em atividades da área hidráulica, em situações como: apertar e concertar canos e torneiras, torcer porcas, dentre outros.

Alicate de Bico

É utilizado para a torção de fios, arames e cabos. Está entre as ferramentas mais utilizadas em serviços mecânicos e de eletricidade. Para proporcionar melhor encaixe de porcas, canos, dentre outros, este tipo de alicate pode ser regulado. É voltado para o desempenho de trabalhos em locais mais delicados, e de difícil acesso.
Existem muitos outros modelos de alicates no mercado, e conhecê-los pode facilitar, e muito as nossas atividades, pois nos possibilita escolher o modelo que melhor adequa na nossas necessidades!

alicate_de_bico - Tipos de alicates

Deixe uma resposta