Tipos de Motosserras: Qual é o Ideal?

Tipos de motosserra: Qual é o ideal?

A escolha da ferramenta adequada para que o trabalho seja executado com maior agilidade e praticidade, com toda certeza é um fator de extrema importância! Existem diferentes tipos de motosserras no mercado, o que por vezes pode dificultar um pouco a escolha de qual modelo utilizar. Hoje abordaremos os tipos de motosserras, bem como, seus diferenciais! Vamos conferir?

Primeiramente vamos conhecer as motosserras quando ao seu meio de funcionamento. Elas podem ser a gasolina, elétrica ou a bateria.

Motosserras a Gasolina (Combustão)

Além de oferecerem liberdade para trabalhar ao ar livre, uma vez que não necessitam de rede elétrica, podem ser abastecidas em diferentes locais. Quando nos referimos a motosserras a combustão, estamos falando de máquinas que podem apresentar diferentes faixas de potências, dimensões, e conjunto de corte. Encontramos diversos modelos, que atendem desde o uso ocasional até usuários que desenvolvem atividades de reflorestamento.

tipos de motosserras árvores

Motosserra Elétrica

São voltadas para uso ocasional, e para atividades de jardinagem. Além de serem mais silenciosas, leves, e fáceis de operar, não emitem gases poluentes. Basta contar com o auxílio de uma tomada para utilizá-la. Desta forma teremos um trabalho contínuo, e desempenhado com grande praticidade.

Motosserra a Bateria

Já para atividades que envolvam reparos, e restaurações em ambientes fechados e interiores, como também trabalhos desenvolvidos em residências, escolas, hospitais ou qualquer outro local que seja sensível a emissão de sons, as motosserras a bateria são ideais. Oferecem liberdade para movimentos, baixo ruído, e não emitem gases poluentes.
Conheça abaixo, alguns modelos de motosserras da Stihl, classificados de acordo com as atividades a serem desenvolvidas.

tipos de motosserras a Bateria
Motosserras Para Uso Ocasional

Foram desenvolvidas para oferecer maior agilidade para as atividades de uso ocasional, para a realização de jardinagem, manutenções e até mesmo atividades de cunho artístico. Oferecem praticidade quanto a sua utilização, exigem menor esforço, e maior qualidade de trabalho.
Modelos: MS 170, MS 180, MS 180 C-BE, MSA 120 C-B, MSA 140 C-B e MSE 141 C-Q.

Motosserra Para Uso Agropecuário

São voltadas para o homem do campo, e oferecem maior robustez e praticidade. É utilizada para a construção de cercas e galpões, por exemplo. Suas características se adequam as necessidades do setor rural.
Modelos: MSA 160 T, MSA 160 C-B, MSA 200 C, MSA 220 C-B, MS 210, MS 194 T, MS 230, MS 250, MS 260, MS 310, MS 361, MS 362 C-M e MS 382.

Motosserras Para o Mercado Florestal

Modelos: MS 260, MS 361, MS 362 C-M, MS 382, MS 460, MS 462, MS 651 e MS 661.

tipos de motosserras para o Mercado Florestal

Motosserras Para Conservação e Jardinagem Profissional

Oferecem maior resistência, grande praticidade e menores custos de utilização. São muito utilizadas para a manutenção de patrimônios públicos, e de praças, paisagismo e jardinagem de modo geral.
Modelos: MS 210, MS 230, MS 250, MS 194 T, MSA 220 C-B, MSA 160 C-B, MSA 160 T e MSA 200 C.

tipos de motosserras Motosserras Para Conservação e Jardinagem Profissional - ms 250 stihl

Motosserras Para Construção Civil

Preparada para atender a todas exigências do mercado de construção civil, oferecem a seus usuários qualidade, agilidade e economia para ajuda-los a se destacarem ainda mais no mercado.
Modelos: MS 230, MS 250, MS 310, MSA 220 C-B, MSA 160 C-B , MSA 200 C e MSE 170 C-BQ.

tipos de motosserras - MSA 200 C stihl para construção civil

Algumas Dicas Para a Escolha Da Motosserra Ideal

Deve-se sempre levar em consideração a dimensão da madeira a ser cortada. Se considerarmos por exemplo, um sabre de 30cm, o mesmo tem capacidade para cortar praticamente 2X o seu comprimento.
Outra questão que deve ser observada, e que por sinal é um dos pontos mais importantes, é a relação peso-potência. O modelo escolhido deve atender a potência necessária para o bom desempenho do trabalho, mas também ter um peso que seja confortável para o usuário durante a utilização.
Questões referentes a facilidade de manuseio da ferramenta também devem ser levadas em consideração. Os comandos devem ser acessíveis ao usuário.

Conclusão

Por fim, mas com certeza não menos importante, o seu trabalho além de contar com uma boa motosserra, deve ser executado com segurança. Faça uso dos equipamento de IPI, como calças e botas que ofereçam proteção anti-corte, óculos, protetores auditivos, dentre outros.

Siga nosso Instagram: @comercialjrltda

Deixe uma resposta