O que é uma Chave de Boca – Entenda Aqui!

chaves de boca

Apertar e desapertar porcas e parafusos é uma atividade muito comum, principalmente em manutenção mecânica.
Você já se perguntou como tanto para as porcas, quanto para os parafusos existem chaves que correspondem exatamente as suas dimensões? Isso acontece porque suas fabricações seguem normas mundiais de padronização! Interessante, né?
Hoje iremos entender um pouco melhor a respeito de uma das chaves mais utilizadas no mercado: as chaves de boca! Confira!

Chaves de boca?

As chaves de boca dominaram o mercado durante anos, sendo consideradas uma peça única, até que outros modelos surgiram, como a estria, e parafusos do tipo Chave Allen. São destinadas a parafusos sextavados, ou de seis lados.
Elas podem ser fabricadas com materiais desde aço carbono, sendo estas as mais simples, até cromo vanádio, consistindo em uma liga especial de aço que confere a ferramenta maior resistência a corrosão, tolerância a carga, dureza, dureza, dentre outras vantagens.
Apesar de sua vasta, e bem vista presença no mercado, e na rotina de muitos profissionais, a chegada da chave estria proporcionou maior empunhadura, e como consequência disso, mais facilidade, tanto para afrouxar, quanto para retirar parafusos em locais de difícil acesso.

Definiçao

A que se deve a sua denominação chave “boca”? Já se perguntou? Ela recebe este nome, devido ao fato de ambas as suas extremidades apresentarem um formato de “u”, nos dando a impressão de uma boca. É formada por duas extremidades, e estas sempre apresentam medidas diferentes, o que facilita ainda mais quando o serviço quando inclui parafusos de diferentes dimensões.

Voltando um pouco no tempo

Antes das chaves do boca, as chaves denominadas cachimbo, já estavam presentes no mercado. Embora sua força de alavanca fosse bem mais poderosa, o seu alto custo fazia com que somente indústrias automotivas e concessionárias as adquirissem. Com relação as suas medidas, podem ser em milímetros, ou em polegadas. Os veículos brasileiros em sua maioria, são compostos de porcas e parafusos com medidas em milímetros. O sistema de polegadas foi muito utilizado pela GM do Brasil, estando presente principalmente em caminhões e carros mais antigos. Ele ainda está presente atualmente em alguns modelos mais novos fabricados por esta empresa.

Polegadas x Milímetros

Embora seja pequena, existe sim diferença entre milímetros e polegadas. Logo, suas medidas não batem!
Se tomamos como exemplo um chave de uma polegada, temos que: A mesma equivale a 25,5 milímetros. Diante disso, a chave correspondente será de 26 milímetros, pois sabemos que não é possível encontra-la com número fracionado.

Um jogo de chaves de boca pode começar com uma medida de 5 milímetros, e ir até 36 milímetros ou mais, dependo da necessidade do profissional.
Para tornar o serviço dos mecânicos ainda mais eficiente, surgiram as chaves combinadas, onde em uma extremidade temos o tipo boca, e do outro estria, apresentando ambas a mesma medida. Também são encontradas com várias medidas, e em polegadas.
Com o avanço da tecnologia, surgem cada vez mais novos modelos de ferramentas, capazes de proporcionar maior precisão, agilidade e garantir resultados muito mais profissionais.

Deixe uma resposta