6 Dicas Simples para Organizar suas Ferramentas

6 dicas simples para organizar suas ferramentas

Muitas vezes, temos a sensação de que quanto mais compramos ferramentas, mais as perdemos nas atividades do dia a dia, não é mesmo? Esquecemos uma aqui, deixamos outra ali, e lá se vai o nosso kit se perdendo aos poucos. Para te ajudar a manter o seu jogo de ferramentas completo, hoje vamos te dar algumas dicas de como você pode organizá-las para tê-las sempre a sua disposição, e por muito mais tempo! Continue com a gente, e saiba mais!

Por que organizar o seu jogo de ferramentas?

Primeiramente vamos te mostrar quais os benefícios de manter o seu jogo de ferramentas organizado:

– Você encontrará muito mais rápido a ferramenta a ser utilizada, minimizando os desperdícios de tempo no trabalho;

– Haverá menor possibilidade de oxidação, aumentando desta forma a durabilidade;

– Você conseguirá transportá-las com maior facilidade;

– Mais profissionalismo para o seu trabalho.

6 dicas simples para organizar suas ferramentas

Vamos as Dicas?

Organize por categorias

Reúna as ferramentas que se complementam e coloque-as em um local arejado, e espaçoso. Elas poderão ser organizadas por tamanho, ou ainda por função. Elas podem ser reunidas também em categorias: manuais, elétricas, dentre outras. Com isso, será muito mais fácil encontrar uma ferramenta quando precisar utilizá-la.

Escolha um local apropriado

Assim que acabar de usar as suas ferramentas, não as deixe em qualquer lugar. Um jeito mais fácil de fazer isso, é escolher um local que seja exclusivamente para elas, como por exemplo utilizar um espaço na garagem, que por sinal não precisará ser muito grande, somente organizado e acessível.

Aposte nas caixas de ferramentas

Como você já sabe, elas são referências para a organização das ferramentas, e além disso contribuem para vida útil, diminuem o risco de oxidação e facilitam o transporte das ferramentas para diferentes locais.
No mercado você pode encontra-las nos mais diversos modelos: maletas, mochilas, caixa com gavetas, sanfonadas, dentre outras.

Utilize painéis para organizar as ferramentas

Principalmente na parede de oficinas e garagens, os painéis de parede são uma ótima opção para a organização. Podem ser de madeira ou de metal e de diferentes formatos. Com eles, suas ferramentas estarão sempre ao alcance da sua visão e das suas mãos.

Desapegue! Evite guardar itens sem utilidade

Com o passar do tempo, é normal que as ferramentas sofram desgaste, e devido a isso por vezes, vão entrando em desuso. Retirando estes itens, você terá mais para espaço para ocupar com ferramentas utilizáveis, e inclusive incluir novas peças.

Crie uma rotina para manter tudo organizado

– Acostume-se sempre a organizar as suas ferramentas após o uso;

– Tente guarda-las sempre no mesmo lugar, para encontra-las com mais facilidade;

– Por mais que após um longo dia de trabalho seja tentador simplesmente jogar as suas ferramentas em um canto, leve-as até o espaço correto para não perdê-las;

– Sempre que você comprar um novo item, escolha um local certo para ele.

Agora que você já sabe de várias dicas para deixar a organização do seu kit de ferramentas em dia, conte-nos: você gostou das dicas de hoje? Caso este conteúdo também seja útil para alguém que você conheça, compartilhe! Até mais!

Deixe uma resposta