Torno de Bancada: O que é? Para que serve?

torno de bancada

Também conhecidos como morsa, os tornos de bancada são utilizados para prender objetos durante o período em que se realiza trabalhos no mesmo, sendo muito utilizado em oficinas, serralherias, construção civil e marcenarias. São usados também para manter uma peça fixa enquanto executa-se atividades de acabamento, como cortar e lixar por exemplo. Seus mordentes, ou partes que mantém ou objetos fixos, podem apresentar diferentes dimensões, e estas são expressas em polegadas.

Por meio do torno de bancada, pode-se realizar cortes uniformes em peças, e moldar objetos de modo a torná-lo parte de um projeto. É utilizado no mercado pelos mais diversos usuários, partindo desde pequenos projetos em casa, estendendo-se até profissionais industriais.

Tipos De Tornos De Bancada

Os tipos de tornos se distinguem quando ao material utilizado, suas dimensões e formatos. Devido a isso, fica a critério do usuário definir o que melhor atenderá as suas exigências. Vejamos abaixo quais são eles!

torno de bancada

Tornos Para Madeira

Caracterizam-se por serem alinhados a parte que corresponde a superfície da bancada. Possuem mordentes que podem ser compostos por madeira, ou por metal, sendo necessário colocar uma proteção de madeira, para que a peça não sofra danos

Tornos Para Metal

Compostos normalmente por aço ou ferro forjado, este tipo de torno possui mordentes de metal e substituíveis, e seus dentes podem ser serrilhados ou diamantados, proporcionando uma melhor aderência ao metal. Para proporcionar maior proteção a peça trabalhada, podem ser utilizadas capas protetoras compostas por madeira, alumínio, plástico ou cobre.
Para a execução dos trabalhos, esses tornos por sua vez, na maioria dos casos, são fixados sobre uma bancada de trabalho para serem utilizados, e seus mordentes ficam posicionados para a frente da bancada. Existem ainda alguns modelos com base giratória, contribuindo para que o trabalho se torne ainda mais dinâmico.

Tornos Para Tubos

São aplicados na fixação de canos e tubos, e com isso busca facilitar a execução de cortes ou rosqueamento nos mesmos. É muito utilizado por encanadores.

Tornos Para Joias E Aeromodelismo

É muito utilizada para prender placas de circuito, e por joalheiros para a execução de trabalhos em joias, em aeromodelos, e outros projetos pequenos. Em seu meio encontramos uma junta articulada, que torna possível a sua rotação. São também conhecidos como mini- tornos.
Uma das principais vantagens da utilização de tornos para a realização de trabalhos em objetos é a facilidade e maior acessibilidade proporcionada pelo mesmo ao usuário. Além disso, oferecerem a possibilidade de aplicação em diversos projetos e podem ser facilmente ajustados sobre bancadas de trabalho padrão.

Siga nosso Instagram para ficar por dentro de nossas novidades: @comercialjrltda

Deixe uma resposta