Entenda qual o significado das cores dos capacetes de segurança!

Entenda qual o significado das cores dos capacetes de segurança!

Os capacetes de segurança se caracterizam como um EPI (Equipamento de Proteção Individual), auxiliando na proteção da cabeça em situações de quedas de objetos, choques elétricos, queimaduras, dentre outros. Além disso, facilitam a identificação da área de atuação dos trabalhadores mesmo a longa distância.
No entanto, antes de falarmos sobre os diferentes tipos de cores de capacetes de segurança, e quais as profissões que são atribuídas a cada uma delas na maioria dos casos, vamos falar resumidamente sobre os tipos de capacetes.

Capacete com Aba Total

É indicado para colaboradores que operam com exposição ao sol quente, a riscos de escorrimento de algum líquido e choques elétricos. Possui uma aba que circunda toda extensão do capacete, oferecendo maior proteção ao usuário.

Capacete com Aba Frontal

É muito utilizado por profissionais que atuam em construções civis. Nesse sentido, a aba está presente somente na região frontal, contribuindo para a proteção contra a queda de objetos, e também para a diminuição de riscos de choques elétricos.

Capacete com Aba Frontal e Viseira

Como o próprio nome já diz, este tipo de capacete além de possuir aba frontal, conta também com uma viseira. Desse modo, sua maior utilização se dá em locais que ofereçam riscos de explosões ao colaborador, proporcionando maior segurança contra queimaduras e possíveis partículas que possam atingir a face do mesmo.

Capacete sem Aba

Voltado para a proteção dos mais diversos tipos de impactos na cabeça. É de menor valor aquisitivo, e formato mais compacto.
Vale lembrar que os capacetes de segurança, podem ter variações quanto ao seu modelo para melhor atenderem necessidades específicas, como por exemplo, serem dotados de um suporte para lanternas. Valorize sempre os aspectos referentes a qualidade do produto para realização da compra. Com efeito, isso influenciará no grau de segurança em que o equipamento será capaz de oferecer durante a execução do serviço.

Cores dos Capacetes de Segurança

A escolha da cor que representará uma determinada função em uma obra, não segue necessariamente uma regra de normatização. Embora, a CIPA estabeleça quais cores devem ser utilizadas na construção civil, não define um padrão a ser seguido. Diante disso, caberá a cada instituição fazer esta determinação, de acordo com o que melhor a atenda.
Contudo, com o passar dos anos, principalmente dentro das obras, um padrão comum de cores foi sendo estabelecido para cada função.

Você pode se perguntar: Qual é o sentindo disso? Além de proporcionar o reconhecimento do colaborador a longa distância, facilitam o controle e a segurança no ambiente de trabalho. E não para por aí: as cores dos capacetes também podem ser utilizadas para padronizar uma hierarquia dentro do canteiro de obra, proporcionando um melhor fluxo de pessoas.
Confira abaixo o padrão de cores/ cargos não oficial, mas que é adotado e reproduzido pela maioria das empresas:

Capacete Branco ou Cinza

Geralmente utilizado por profissionais que atuam na área de gestão, bem como na administração da obra. Do mesmo modo, são também utilizados por engenheiros, técnicos, mestres de obra, encarregados e estagiários;

Capacete Azul

Utilizado com grande frequência por pedreiros;

Capacete Verde

Utilizados na maioria dos casos por serventes e operários;

Capacete Vermelho

Utilizados por bombeiros hidráulicos, e em alguns casos, também pelos carpinteiros;

Capacete laranja

Comumente são aderidos pelos eletricistas;

Capacete Preto

Empregado tanto por profissionais da segurança do trabalho, bem como por operadores de máquina.

Capacete Amarelo

Geralmente utilizado por visitantes.

Sobretudo, se você utiliza algumas das cores acima em áreas diferentes das que citamos aqui, ou conhece alguém que o faça, compartilhe conosco a sua experiência! Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta