Conheça os Principais Tipos de Protetores Auriculares

Primeiramente, sabemos que o ato do trabalhar por muitas horas seguidas em ambientes onde há a presença de ruídos pode ser muito prejudicial para a audição, e devido a isso, é de grande importância a utilização dos protetores auriculares. Neste sentido, eles se classificam como um Equipamento de Proteção Individual (EPI). Devem ser utilizados mediante o conhecimento e aprovação das áreas de Segurança e Medicina do Trabalho. O uso de protetores contribui para a diminuição de ruídos que sejam perigosos a saúde auditiva, bem como de outros sons indesejados.
Encontramos diferentes tipos de protetores auriculares no mercado, e hoje, vamos falar um pouco melhor sobre eles. Continue com a gente, e confira!

 

Protetor de Inserção Moldável

Os protetores deste modelo são compostos por espuma, e seu formato é cônico. Possuem uma base plana, e topo superior arredondado. Por serem moldáveis, oferecem a vantagem de adaptação a diferentes canais auditivos. Este modelo é descartável, sendo muito utilizado por visitantes em inspeções, por exemplo.
Contudo, para sua utilização, o usuário deverá apertá-lo com os dedos, e em seguida inseri-lo no ouvido. Desta forma, ele expandirá dentro do canal auditivo, preenchendo-o e se adaptando ao seu formato e tamanho.

 

Protetores de Inserção Pré-moldado

São constituídos por silicone ou polímeros, e apresentam formato cônico. Possuem três flanges de dimensões variáveis. Podem ser higienizados e reutilizados de acordo com as indicações do fabricante.
É importante observar o correto ajuste dos protetores auriculares no ouvido para que seu uso seja eficiente. Além disso, antes de inseri-lo, atente-se também a higienização das mãos para evitar possíveis contaminações ao canal auditivo.

Protetor Tipo Concha

Formado por duas conchas de plástico, ou de ABS envolvido por borracha, com laterais almofadadas, este modelo oferece maior conforto ao usuário. As conchas podem ser limpas e higienizadas. As almofadas e espumas devem ser apenas arejadas com jatos de ar comprimido, eliminando o excesso de resíduos. No entanto, também é possível realizar trocas, utilizando o kit de reposição correspondente ao modelo.
Alguns protetores do tipo concha adaptam-se a outros equipamentos de EPI (como óculos e capacete). Todavia, vale lembrar também que os protetores podem ser diferentes quanto a sua capacidade de bloqueio de ruídos de acordo com a sua marca e modelo.

Cuidados com o Protetor Auricular

Após serem utilizados, os protetores auriculares devem ser higienizados com água ou pano úmido, não restando sinais de sujeira, e em seguida serem secados a sombra, pois se deixados ao sol, poderão sofrer ressecamento. É aconselhado o uso de sabão neutro para a execução da limpeza.
Por fim, esclarecemos que a escolha do protetor auditivo que melhor atenda ao usuário, deverá basear-se na realidade por ele vivida, considerando o nível de exposição sonora.
Gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de protetores auditivos? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta