Plainas: Conheça seus Tipos e Funções!

plainas conheça seus tipos e funções

As plainas, independentemente do seu modelo, estão diretamente ligadas a execução de trabalhos em madeira para desbastar, acabar com irregularidades e aplainar. A isso deve-se a sua grande utilização em marcenarias e carpintarias.
No mercado encontramos algumas variedades desta ferramenta, e neste artigo falaremos um pouco sobre elas! Confira a seguir!

Um Pouco Sobre a Constituição das Plainas

As plainas podem ser feitas de madeira ou de metal. Possuem uma base plana que fornece sustentação para uma ou mais lâminas de aço ajustáveis, ficando estas marginalmente expostas se comparadas a base. Deste modo o trabalho pode ser executado na madeira para a realização de cortes.

Tipos de Plainas

Plainas Portáteis

Permitem o controle da velocidade de corte e recorte. São de menor dimensão, o que facilita o transporte até mesmo em uma caixa de ferramentas. Para serem utilizadas, é necessário aplicar um pouco mais de força uma vez que não são movidas a eletricidade. Para realizar a troca ou o ajuste da lâmina, basta apertar um botão.

Plainas Conheça seus Tipos e Funcoes
Plainas de Aparamento

Apresentam-se um pouco maiores que as portáteis, sendo utilizadas para aplainar pedaços constituídos por madeira, e que possuam menor dimensão. Também possibilitam o alisamento e o achatamento.

Plainas Elétricas

São mais precisas, oferecem maior nitidez na execução de cortes e rapidez ao usuário. Geralmente, por serem mais potentes, são mais utilizadas em indústrias, e por profissionais para a execução de serviços mais pesados.

Plainas Conheça seus Tipos e Funcoes
Outros Tipos de Plainas

Encontramos também no mercado as Plainas de Bancada, onde a peça trabalhada fica fixada em uma mesa com o auxílio de grampos ou sargentos, tornando o trabalho mais fácil. Existem também as Plainas de Superfície, caracterizadas como ferramentas que são mais utilizadas em meios industriais para a realização de trabalhos em grandes áreas, onde somente com o auxílio das lixadeiras de cinta não é possível alcançar o resultado desejado.

Pontos a Serem Observados para a Escolha da Sua Plaina

Potência: Está diretamente ligada a resistência da Plaina, e na qualidade do trabalho desenvolvido. Maior potência oferece melhor aplainamento;
Velocidade de Rotação: Quanto maior se apresentar as rotações por minutos das lâminas, mais limpo será o corte;
Profundidade de Aplainamento: o calço dianteiro presente na plaina permite a regulagem, que fica entre 1mm e 4mm;
Lâminas: um número maior de lâminas, faz com que estas girem mais rápido, dando mais golpes na madeira, o que torna o corte mais refinado e suave.

Sabemos que as características técnicas são extremamente importantes, porém deve-se observar também o design. Ela deve oferecer conforto e ser de fácil utilização para o usuário. As Plainas elétricas podem se apresentar um pouco mais pesadas que as tradicionais, porém, existem modelos que são um pouco mais leves, e que podem ser encontrados no mercado. Dê preferência também a empunhaduras emborrachadas, que tornam melhor a utilização da ferramenta.

Siga nossas redes sociais:

Deixe uma resposta