
Por meio dele podemos encontrar o valor correspondente a distância entre dois lados opostos de um objeto de forma simétrica. Continue com a gente, e entenda quais as suas funções, tipos existentes, e como utilizá-lo! Confira abaixo!
Entenda Melhor No Que Consiste Um Paquímetro
Conforme descrevemos acima, o paquímetro é um instrumento de medição utilizado por muitos profissionais para precisamente descobrir as medidas de um objeto. Consiste em um régua graduada, na maioria das vezes em centímetros ou em polegadas, composta por um encosto fixo, por onde se move o cursor. Possui também dois bicos para medição, estando um afixado a escala, e o outro ao cursor.

Função
É muito utilizado para a execução de medições em objetos e peças de menores dimensões, como porcas e tubos por exemplo.
Seja ele um marceneiro, mecânico, eletricista, dentre outros, o paquímetro faz parte da vida de todo tipo de profissional, que busque precisão na identificação das medidas de um objetos de menor tamanho. Permite a identificação de medidas internas, externas, de profundidade, e também de ressaltos.
Tipos De Paquímetro
Encontramos no mercado muitas variedades de paquímetros. Listaremos para você quais os principais tipos, e suas funções.
Paquímetro Universal
É assim denominado por oferecer a possibilidade de realização de medições internas, externas e de ressalto.
Paquímetro Universal Com Relógio
É muito parecido com o paquímetro universal, porém diferencia-se por possuir um relógio, que torna os trabalhos de medição muito mais rápidos.
Paquímetro Com Bico Móvel
É aplicado na medição da dimensão de peças que possuem formato cônico ou com diferente rebaixo de diâmetro.
Paquímetro De Profundidade
Utilizado somente para medir a profundidade de furos rebaixados, não vazados. Pode possuir uma haste simples, ou dotada de um gancho.
Paquímetro Duplo
É utilizado na medição das dimensões de dentes de engrenagens.
Paquímetro Digital
Caracteriza-se pela sua simplicidade e rapidez quanto a utilização. Assegura menor possibilidade de erros devido a melhor visualização das medidas. É muito aplicado no controle estatístico do processo.
Como Utilizar O Paquímetro
Inicialmente deve-se definir qual será a medição executada:
– A medição interna é realizada pela parte do paquímetro denominada orelha;
– A medição externa é feita por meio dos bicos;
– A medição de profundidade acontece por meio da haste; e a
– Medição de ressalto acontece por meio da face de medição do ressalto.
Em seguida, deve-se observar onde está o 0 do nônio, ou cursor móvel, e a qual valor do cursor fixo o mesmo está alinhado. Com isso, teremos o número referente a medida.
Quando o número 0 alinha-se a um valor da parte superior, encontramos a medida exata. Se ao invés disso ele é alinhado entre dois números, 4 e 5 a exemplo, temos que o primeiro número da medida é 6mm.
Posteriormente devemos verificar as escalas móvel e fixa, identificando qual a marcação que coincide com as duas escalas. Este será o segundo valor, e demonstrará os décimos de milímetros.
Alguns Cuidados Para Aumentar A Durabilidade Do Seu Paquímetro
– Manter a precisão da sua ferramenta é um fator extremamente importante, por isso mantenha sempre limpo o cursor e o encosto;
– Deixe sempre a peça a ser medida bem posicionada entre os bicos e as orelhas;
– Evite exposição ao sol;
– Não desmonte o paquímetro;
– Ao realizar a medição não se deve aplicar força exageradamente. Utilize a pressão apropriada;
– Antes de retirar a ferramenta do objeto medido, abra o cursor móvel para retira-la;
– Mantenha-o guardado em um estojo, em local seco e arejado.