O que é Silagem? Informações aqui!

o que e silagem

Silagem – Compreenda esta prática tão importante para a pecuária.
Deixar o gado bem alimentando é um fator de extrema importância para o produtor tanto para a pecuária leiteira, quanto para a pecuária de corte.
Sabemos que nem sempre as pastagens oferecem as condições ideais para proporcionar ao gado a nutrição adequada. Se essa tem sido uma realidade vivida por você, ou é um ponto que lhe desperta curiosidade, segue com a gente, e confira!

No que Consiste?

O primeiro ponto que precisamos compreender é:
No que consiste a silagem? Trata-se de uma prática de armazenamento da forragem. Por meio dela, a perda nutricional da torna-se bem pequena, e com isso o alimento pode ser armazenado por um maior período de tempo. Isso acorre devido a uma fermentação controlada que acontece durante o processo.

Etapas para realizar silagem

1- Fazer o planejamento, e realizar a plantação de alguma lavoura;
2- Realizar a colheita dos grãos no momento ideal;
3- Executar a trituração dos grãos. Ela deve ser feita no tamanho indicado, sendo entre 5mm e 10mm;
4- Por meio de tratores ou máquinas de silagem, deve-se realizar a compactação da forragem;
5- Com o auxílio de lonas ou sacos, deve ser feita a vedação e o armazenamento, garantindo que o ar foi retirado. As lonas utilizadas devem ser específicas para esta finalidade, pois estarão sujeitas a sol, chuva e radiação ultravioleta por um extenso período de tempo. Em grande parte dos casos, as lonas utilizadas devem apresentar espessura entre 150 e 300 micras.
6- Ocorrida a fermentação, a forragem é distribuída para os animais.

Lavouras para Silagem

As lavouras mais utilizadas para silagem são as de milho, sorgo, cana-de-açúcar, e capim. Esta escolha é influenciada pelas características da propriedade, sua localização, e considera também os recursos e maquinários que o produtor tem a sua disposição.
Quando a questão é a produção de volumoso ensilado, o milho é considerado o preferido, isso porque o mesmo apresenta grande potencial produtivo, e a silagem é de qualidade. Além disso, é bem aceito pelos animais, e sua oferta de híbridos é ampla. Se analisado com relação aos requisitos agronômicos para a produção de uma boa silagem, ele também os atende, pois:
– Seu teor de matéria seca é de 30% a 35%;
– Possui no mínimo 3% de carboidratos solúveis na matéria original;
– Apresenta baixo poder tampão, o que indica pouca resistência a mudança de PH durante o processo de ensilagem, e consequentemente proporciona a estabilização da forragem devido a boa fermentação microbiana.

Tipos de Silagem

Existem muitos métodos de silagem que podem sem aderidos pelo produtor. Para fazer esta escolha, deve-se considerar alguns pontos, como o tamanho da produção, demanda da forragem, dentre outros.
Os tipos de silagem são diferentes entre si somente no que diz respeito a forma em que acontece a compactação e o armazenamento. Os principais são: Silagem de superfície, Silagem em Trincheiras, e Silagem em sacos.

Silagem de Superfície

Normalmente é mais barata, e é executada em menor período de tempo, de fácil armazenamento e compactação. Deve-se ter atenção com relação a eliminação do oxigênio, integridade e vedação da lona. Lembrando que a área precisa estar bem cercada, pois deste modo evita-se a entrada de animais.

Silagem de Trincheiras

Exige os mesmos cuidados que a de superfície. Possui uma menor área coberta por lona, visto que grande parte está protegida pela trincheira, podendo este método ser ainda mais barato, se comparado ao anterior.

Silagem em Sacos

Apesar de sua execução ser um pouco mais demorada, pode se mostrar útil ao produtor. Permite que o silo possa ser servido em menores porções.
Deve-se considerar também que por meio deste método não corre-se o risco de perder toda a produção devido a um rasgo na lona, como pode acontecer na Silagem de Superfície. No entanto, ao armazená-lo em locais que não oferecem segurança, o produtor pode estar sujeito a sofrer furtos, devido a facilidade de transporte do material.
Implementar uma processo de silagem exige mais do que o conhecimento sobre no que consiste a silagem, e a lavoura a ser cultivada. Diante disso para executar este projeto recomenda-se a consulta a um especialista, para que melhores resultados sejam alcançados!

Deixe uma resposta