
Os cuidados na colheita são um dos principais fatores de interferência na qualidade do café. Um fator determinante para que este período seja realizado com sucesso, é que o mesmo seja realizado no período correto. Continue conosco, e entenda qual o momento ideal para iniciar a sua colheita!
Porque não Iniciar a Colheita antes da Maturação
Iniciar a colheita com a presença elevada de grãos verdes no cafezal, trará prejuízos para a qualidade do café, tipo, peso, no rendimento da colheita, e também financeiramente para o produto, uma vez que isso influenciará em menores preços.
Os frutos, quando verdes possuem menor quantidade de massa que quando maduros. O período de espera para que a secagem aconteça, e o processamento, devido a fermentação e respiração dos frutos também farão com que a massa do grão venham a sofrer diminuição.
Todas as influências negativas que citamos acima, poderão ocasionar um prejuízo superior a 20%, sem contar nos damos causados ao sabor da bebida.

Quando Iniciar a Colheita
Para determinar o ponto de colheita, é necessário dar uma volta por uma porção do terreno, e analisar qual é a planta que melhor representa a média do talhão. Plantas totalmente maduras, ou totalmente verdes não devem ser escolhidas por não representarem a média.
O ponto ideal de colheita é quando a maioria dos frutos estão cereja. Esta etapa acontece em média, 7 meses após a floração, mas pode variar de acordo com as condições climáticas.
Neste período o grão já alcançou seu desenvolvimento máximo, apresentando os elementos químicos adequados e teor de açúcar, que garantem a bebida os melhores padrões em níveis de aroma e sabor.
Recomenda-se que o início da colheita aconteça quando houver a menor quantidade possível de grãos verdes, nunca sendo acima de 25%.
A maturação do café é marcada pelo mudança que ocorre na cor da casca. Isso acontece devido ao aumento das atividades respiratórias, produção de etileno, e em seguida, a degradação da clorofila e síntese de pigmentos, como carotenoides e antocianinas responsáveis pela coloração vermelha e amarela.

Evite a Pós-Maturação
Assim como a colheita iniciada antes de período correto, a colheita na pós maturação também traz consequências.
Após os grãos passarem pela maturação, eles caminharão para a pós- maturação tornando-se passas ou secos, o que pode influenciar negativamente a fermentação dos frutos, podendo também fazer com que os grãos se tornem pretos ou ardidos. Também torna o ambiente propício a proliferação da broca do café, que causa a queda do fruto, diminuição do peso, e perda da qualidade do café. Lembrando que este inseto se alimenta dos grãos, podendo destruir parcialmente, ou totalmente o fruto.