Cobertura do solo Durante o Inverno – Entenda aqui!

Cobertura do solo durante o inverno

Cobertura do solo Durante o Inverno – Entenda aqui!

Em que devo me atentar

Nas regiões cafeeiras mais meridionais do país, no Paraná, São Paulo e Minas Gerais (Sul e Triângulo), áreas sujeitas a geadas, regra essencial que deve ser rigorosamente seguida pelos produtores é manter o solo limpo nos período frio, de maio a setembro, para reduzir o risco de queimar os cafeeiros pelo gelo.

A cobertura do solo na plantação de café é composta pela vegetação dos cafeeiros e pelas ervas que crescem nas ruas da lavoura. Os cafeeiros, é claro, devem ser mantidos. As ervas, por outro lado, devem ser eliminadas. As ervas que cobrem o chão, vivas ou mortas, formam uma tela que isola o solo da exposição ao sol. Assim, a terra é incapaz de armazenar calor suficiente durante o dia, para aquecer o ambiente dentro da lavoura durante a noite, reduzindo o frio e o risco de queimadura por geadas ocasionais.

Diretrizes a Seguir

Ultimamente, existem diretrizes para a adoção de sistemas permanentes de cobertura do solo, principalmente com braquiária. Na estação quente e chuvosa, tudo bem, embora essa cobertura não resulte em vantagens produtivas para os cafeeiros. No período seco e frio, o solo deve estar limpo para economizar água e armazenar calor.

A cobertura do mato, mesmo limpa ou seca por herbicidas, funciona como um isolante do solo. Assim, a partir de abril / maio, uma operação deve ser realizada para expor o solo, utilizando equipamentos mecânicos, como a trincha, ajustados para cortar um pouco mais fundo, podendo até coincidir com a operação de limpeza pré-colheita. Isso deve ser feito, principalmente, nas áreas mais baixas da terra, naquelas onde o ar frio se acumula mais. As lavouras mais jovens, em formação, também são uma prioridade, pois os pés de café são menores, e por isso mais próximos do solo, onde o ar frio é mais depositado.

 

Manter a cobertura vegetal do solo com ervas, no período frio, facilita a queima dos cafeeiros por frio de geada.

 

Cobertura do solo durante o inverno
Em regiões sujeitas a geadas, antes da entrada do período do fenômeno, o terreno na lavoura deve estar limpo e mais exposto ao sol para armazenar calor e, ainda, coincidindo um período mais seco, proporcionar economia de água para os cafeeiros.

Deixe uma resposta