Quais as vantagens de um Inversor para Solda para o seu Trabalho?

Quais as vantagens de um Inversor para Solda para o seu Trabalho?

Saiba quais são os benefícios de utilizar a inversora para soldagem, como funciona o seu consumo de energia e sua manutenção, e muito mais! Continue com a gente, e confira!

Modelos

Sabemos que a tecnologia dos inversores de solda tem sido cada vez mais aperfeiçoadas. Com isso, temos apreciado no mercado modelos mais compactos, capazes de oferecer melhores resultados em todas as etapas de uso. Com esta evolução, eles tem se tornado cada vez mais leves, eficientes, versáteis e silenciosos, permitindo até mesmo soldagens com mais de um tipo de eletrodo.

Aplicações

Quanto a sua aplicação, é ideal para realizar manutenções, para soldar estruturas leves, e também são muito utilizados nas serralherias. É formada por uma estrutura simples e moderna, e devido a sua placa eletrônica consome pouquíssima energia.

Modelos mais modernos possuem cabo de engate rápido, e são mais práticos para serem transportadas, o que torna o seu uso muito mais simples em locais de difícil acesso.

Como Funciona o Inversor de Solda

Os inversores se alimentam de uma rede com alta tensão, e de baixa corrente. Eles captam energia da rede elétrica, e a transformam em força, e esta é suficiente para o derretimento do material consumível.

Basicamente, o que acontece é que o inversor de solda transforma a corrente contínua em alternada. Esta corrente transformada, é a energia de entrada que é de 127V ou 220V. Os semicondutores de potência são responsáveis por formar a corrente elétrica de saída, tornando o arco elétrico estável. Com isso, temos como resultado uma solda mais macia, e com pouquíssimos respingos, proporcionando um ótimo acabamento.

Facilidade de Uso

Fazer o ajuste dos parâmetros, e uma tarefa bem simples: por meio de uma manivela ou botão, você selecionará a corrente de soldagem. A fisionomia dos inversores facilita bastante o ajuste e precisão dos parâmetros, e isso se deve ao fato de que seus painéis são simples, podendo até em alguns casos contar com displays indicativos.

Consumo de Energia

Normalmente são equipamentos de pouco consumo, e se mostram muito econômicos.
Para você ter uma ideia, um transformador de solda elétrica de 250 amperes, durante o tempo em que está em uso consome uma média de 40 amperes, mais 7 amperes quando ligados na rede. O mesmo trabalho feito com um inversor reflete em um consumo de 12 amperes, e durante o tempo em que está de repouso fica zerado.

Ciclo de Trabalho

O ciclo de trabalho diz respeito ao período em que a máquina está efetivamente realizando a soldagem, e neste caso os inversores conseguem manter o valor de corrente por um tempo maior.

Manutenção

Estamos falando de uma máquina que contém poucas peças externamente, e devido a isso, sua manutenção pode ser feita de forma simples e rápida. Você deverá averiguar o estado das peças de acordo com o tempo de uso, e frequência. Os inversores são controlados por uma placa eletrônica, e devido a isso, muitas vezes grande parte dos problemas são resolvidos com a substituição dela.

Na Comercial JR, você encontra uma grande variedade de inversores, e diversos equipamentos para soldagem, como eletrodos, máscaras de solda e muito mais!
Gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário! Até mais!

Deixe uma resposta