Conheça os Diferentes Tipos de Discos de Corte

tipos de discos de cortes

Encontramos no mercado diferentes tipos de discos de corte. Os mesmos são utilizados juntamente com esmerilhadeiras, serras mármores e circulares, policortes, dentre outras máquinas.

Os trabalhos de cortes podem se dar em diferentes tipos de materiais, como metais, madeira, granitos, cerâmicas, e etc, e são fabricados por meio de abrasivos. As variedades de discos permitem que o usuário encontre o que melhor satisfaça as exigências do material utilizado, e desta forma alcance o resultado esperado.
Hoje entenderemos melhor quais são os tipos de discos, e suas finalidades!

Disco de Corte para Aço

São constituídos de grãos de óxido de alumínio, sendo capazes de realizar cortes com alta performance em barras de aço carbono, e cantoneiras, por exemplo. Podem ser utilizados em máquinas portáteis e estacionárias, o que proporciona mais produtividade, ótima resistência, e rendimento.

São indicados para serralherias, para aplicações leves de uso geral, e em segmentos onde são exigidos alto custo-benefício e desempenho.

Disco de Corte para Refratário

Destinados a execução de cortes em mármores, granitos, cimento, pedras naturais, alvenaria e muitos outros materiais não ferrosos.
São destinados aos setores de funilaria, e construção civil. É fabricado em grãos de carbureto de silício, proporcionando alto rendimento do trabalho e produtividade.

Disco de Corte para Ferro Fundido

Desenvolvidos com alta qualidade, apresentam em sua composição grão de carbureto de silício, e óxido de alumínio. São indicados para a execução de cortes em ferro fundido, cobre, latão, cinzento, e bronze. São muito utilizados nos setores de fundições em geral.

Disco de Corte Diamantado

Atende os mais diversos segmentos, dentre eles a construção civil.
Para a execução de cortes a seco em materiais como pisos, e revestimentos de mármore, cerâmica, alvenaria, tijolos, dentre outros, é excelente.

Possui fixados a sua banda de corte, pequenos grãos de diamante. Na medida em que o disco vai sendo utilizado, estes grãos vão sendo eliminados, e novos surgem na superfície. Com o passar do tempo esta parte responsável pelo corte vai sofrendo desgaste, e os grãos já não conseguem mais aflorar, ficando desta forma a banda de corte lisa ou cega.

Para resolver este problema basta fazer uso do disco diamantado em um material altamente abrasivo, como cimento por exemplo. Com isso, novos diamantes voltarão a aflorar, e os seus trabalhos a fluírem novamente.

Disco de Corte para INOX

São excepcionais na realização de cortes em aço carbono, aço inox, e em outros metais, como chapas, tubos, barras, material sólido, cantoneiras, etc. Recomenda-se o seu uso em aço inox. Oferece alto desempenho para a realização de trabalhos em metalúrgicas, construção civil, montagens e manutenção industrial por exemplo.
Compartilhe nosso artigo no seu Instagram e nos marque que iremos compartilhar!

Deixe uma resposta