
Encontramos no mercado diferentes tipos de discos de corte. Os mesmos são utilizados juntamente com esmerilhadeiras, serras mármores e circulares, policortes, dentre outras máquinas.
Os trabalhos de cortes podem se dar em diferentes tipos de materiais, como metais, madeira, granitos, cerâmicas, e etc, e são fabricados por meio de abrasivos. As variedades de discos permitem que o usuário encontre o que melhor satisfaça as exigências do material utilizado, e desta forma alcance o resultado esperado.
Hoje entenderemos melhor quais são os tipos de discos, e suas finalidades!
Disco de Corte para Aço
São constituídos de grãos de óxido de alumínio, sendo capazes de realizar cortes com alta performance em barras de aço carbono, e cantoneiras, por exemplo. Podem ser utilizados em máquinas portáteis e estacionárias, o que proporciona mais produtividade, ótima resistência, e rendimento.
São indicados para serralherias, para aplicações leves de uso geral, e em segmentos onde são exigidos alto custo-benefício e desempenho.
Disco de Corte para Refratário
Destinados a execução de cortes em mármores, granitos, cimento, pedras naturais, alvenaria e muitos outros materiais não ferrosos.
São destinados aos setores de funilaria, e construção civil. É fabricado em grãos de carbureto de silício, proporcionando alto rendimento do trabalho e produtividade.
Disco de Corte para Ferro Fundido
Desenvolvidos com alta qualidade, apresentam em sua composição grão de carbureto de silício, e óxido de alumínio. São indicados para a execução de cortes em ferro fundido, cobre, latão, cinzento, e bronze. São muito utilizados nos setores de fundições em geral.
Disco de Corte Diamantado
Atende os mais diversos segmentos, dentre eles a construção civil.
Para a execução de cortes a seco em materiais como pisos, e revestimentos de mármore, cerâmica, alvenaria, tijolos, dentre outros, é excelente.
Possui fixados a sua banda de corte, pequenos grãos de diamante. Na medida em que o disco vai sendo utilizado, estes grãos vão sendo eliminados, e novos surgem na superfície. Com o passar do tempo esta parte responsável pelo corte vai sofrendo desgaste, e os grãos já não conseguem mais aflorar, ficando desta forma a banda de corte lisa ou cega.
Para resolver este problema basta fazer uso do disco diamantado em um material altamente abrasivo, como cimento por exemplo. Com isso, novos diamantes voltarão a aflorar, e os seus trabalhos a fluírem novamente.
Disco de Corte para INOX
São excepcionais na realização de cortes em aço carbono, aço inox, e em outros metais, como chapas, tubos, barras, material sólido, cantoneiras, etc. Recomenda-se o seu uso em aço inox. Oferece alto desempenho para a realização de trabalhos em metalúrgicas, construção civil, montagens e manutenção industrial por exemplo.
Compartilhe nosso artigo no seu Instagram e nos marque que iremos compartilhar!