Tipos de Trena Laser e Dicas de Uso

tipos de trena laser e dicas de uso

As trenas são importantes instrumentos de medição utilizados para a execução de diversos projetos tanto domésticos, quanto profissionais. Por meio dela encontra-se a medida de distâncias e de alturas. Alguns modelos apresentam medidas em cm e mm, e em polegadas (também chamada de medida britânica).

Apesar de ser aparentemente simples, antes de efetuar a compra deste instrumento, é importante observar as características do serviço a ser executado para compreender as suas exigências, e qual a trena ideal a ser utilizada. Para compreendermos melhor os modelos existentes e suas características vamos falar das trenas em 3 grupos: trena longa, curta e trena a laser! Continue com a gente, e confira!

Trena Longa

Podemos encontra-la com 15m, 20m, 30m, 50 m, chegando até a 100m. É composta por fibra de vidro, e sua aplicação se dá na medição de longas distâncias, como terrenos e áreas referentes a construções por exemplo.

Sua grande exposição a questões ambientais, como poeira, sol e chuva, exige que se tenha um pouco mais de atenção no ato da compra com relação a resistência do material, para que possa oferecer maior durabilidade!

Trena Curta

Trena mais comum no mercado e muito utilizada para realizar a medição de espaços e objetos que possuam menores dimensões. É leve e de fácil transporte. Sua fita é metálica, por isso exige certo cuidado para que não seja entortada ou quebrada. É encontrada em tamanhos de 3m a 10m. Na maioria dos casos possui uma trava, o que facilita as atividades de medição, e sua ponta é magnética, o que também torna o serviço mais simples.

Trena Laser

Oferece maior precisão e praticidade. Por meio da sua execução de cálculos matemáticos, esta trena determina rapidamente a medição de maiores áreas, volumes e superfícies em diversas estruturas.

Para sua utilização, basta apontar sua ponta digital para uma barreira, e o visor se encarregará de lhe informar as medidas. É importante atentar-se também as unidades de medida utilizadas pela trena: mm, cm, polegadas ou pés.

Existem modelos de trenas a laser próprias para utilização em ambientes iluminados, e outros destinados a ambientes onde há presença de pouca luz. Neste segundo caso, as mesmas são dotadas de lasers o que facilita a sua utilização.

Deixe uma resposta