O que é uma Esmerilhadeira? Quais são suas funções?

O que é uma Esmerilhadeira? Quais são suas funções?

Destinadas a execução de desbastes e acabamentos tanto por profissionais, quanto para a realização de pequenos projetos em casa, as esmerilhadeiras caracterizam-se como ferramentas elétricas, podendo ser utilizadas para a execução de trabalhos em concreto, aço, ferro, metal, mármores, incluindo muitas outras superfícies.

Devido a sua leveza, e por ser uma ferramenta portátil, pode ser utilizada para a execução de trabalhos nos mais diversos locais. No desenvolvimento de projetos em concreto por exemplo, esta ferramenta se destaca na execução de desbastes.

Onde Podem ser Aplicadas

As esmerilhadeiras, devido a sua utilização nos diversos materiais, são adotadas para o desenvolvimento de trabalhos nos mais diversos meios, como:

– Lanternagem;

– Metalúrgicas

– Serralheria;

– Fundições;

– Caldeirarias.

São ainda utilizadas pelos departamentos de manutenção industrial.

Algumas Vantagens e Desvantagens das Esmerilhadeiras

Como citamos acima, as esmerilhadeiras são ferramentas portáteis, e por isso oferecem ao operador a liberdade de leva-la até o local de execução do trabalho. Diferenciam-se de outras ferramentas devido ao resultado que oferecem em superfícies, como no concreto por exemplo.

Quando apresentam-se sem fio, dispensam a preocupação com tomadas e extensões, porém deve-se ter atenção a carga da bateria para que o trabalho a ser desenvolvido não tenha a sua execução comprometida.

Para melhor apresentação dos prós e contras desta ferramenta, executamos uma pequena tabela comparativa. Confira abaixo:

PRÓS

CONTRAS

  • De fácil transporte, ou seja, é portátil;

  • Os modelos que oferecem maior potência geralmente operam em 220V, o que torna a sua utilização inviável para aqueles usuários que contam somente com a tensão de 127V;

  • Possibilita a realização de trabalhos em superfícies mais duras, como concreto e metal;

  • Depende das boas condições dos discos de corte para a execução de um bom trabalho;

  • Permite variar a potência, adequando-se de acordo com o serviço a ser executado.

  • Alguns modelos necessitam de um compressor de ar para o seu funcionamento;

  • Conforme descrevemos acima, existem modelos que são a bateria, oferecendo ao usuário ainda mais facilidade para a execução do trabalho.

  • Para fazer uso das esmerilhadeiras, deve- se utilizar muitos acessórios de segurança.

 

Quais os Diferentes tipos de Esmerilhadeiras?

Fazendo uma classificação básica, podemos dizer que existem 3 tipos de esmerilhadeiras:

Angular, a bateria e pneumática.

As angulares são as mais comuns no mercado. São conectadas a tomada, podendo se apresentar nas versões 127V e 220V. As versões a bateria são de fácil utilização, e oferecem maior mobilidade por não necessitarem de fios e tomadas para a sua aplicação. As pneumáticas caracterizam-se pela utilização de ar comprimido para o seu funcionamento, fazendo deste modo o uso de compressores de ar.

Quais os Tamanhos das Esmerilhadeiras?

Um dos pontos que contribuem para a execução de um bom trabalho é a escolha de uma esmerilhadeira que possua o tamanho correto. Os mais comuns, com relação aos modelos angulares, usando como base as suas polegadas, são as dê:

– 9 polegadas: Ideais para a execução de trabalhos em pedras e metais. São materiais que necessitam de maior potência para que o trabalho aconteça;

-7 polegadas: Voltadas para a realização de projetos superfícies que se caracterizem pela presença de ferrugem, para o desbaste de metais, remoção de rebarbas, dentre outros;

– 5 polegadas: Para retirar pinturas e ferrugens de determinados materiais. Também possibilitam a remoção de rebarbas como no modelo anterior, a realização de acabamentos em superfícies soldadas, como também desbastes em pedras e metais.

– 4.1/2” polegadas: Estes modelos são os mais comuns no mercado. Juntamente com os discos diamantados, sua aplicação pode se dar em alvenaria, e para a realização de cortes em concreto. Sua utilização estende-se também a superfícies com pintura e ferrugem.

Quanto Custa uma Esmerilhadeira

Um ponto determinante de influência sobre o preço de uma esmerilhadeira é a marca. Fabricantes reconhecidos no mercado oferecem maior confiabilidade, devido a isso, custam mais caro. Outros pontos que também contribuem para agregação de maior valor a esta ferramenta é o seu tamanho, e a sua velocidade.

Esmerilhadeiras de menor dimensão, e dotadas de maior potência são aqueles que apresentam maior valor no mercado. As de maior peso, dimensão, e mais lentas por vezes apresentam menor valor. Os valores desta ferramenta podem variar de R$ 150,00 a R$ 700,00, ou mais.

Critérios de Compra: Fatores para Comparar os Modelos de Esmerilhadeiras

Alguns fatores são extremamente importantes para a escolha de uma esmerilhadeira, e para que você faça de maneira mais rápida e eficiente confira a baixo quais são os pontos de maior atenção!

Fio: Se forem muitos curtos comprometerão a sua mobilidade, e poderão atrapalhar no desenvolvimento dos seus trabalhos. Isso quer dizer que vale a pena verificar qual deverá ser o tamanho do fio, para que este possa atender a sua necessidade. Devem também se caracterizar como flexíveis e resistentes, para que suas partes internas não sejam comprometidas.

Kits: Merecem a nossa atenção, uma vez que não se apresentam tão baratos, mas são essenciais. Algumas marcas oferecem equipamentos de segurança juntamente com a esmerilhadeira. Isso pode tornar maior o valor da compra, mas adquiri-los individualmente tornará o preço muito maior. Estes kits podem por vezes contarem também com discos de corte.

Garantia: Alguns fabricantes oferecem um prazo de garantia de 3 meses, o que por sinal é um período de tempo curto e pode não ser o suficiente para que defeitos de fabrica venham a aflorar, principalmente em casos em que a ferramenta é pouco utilizada. Por isso dê preferência as marcas que oferecem garantias maiores, de 6 meses a 1 ano.

Manual: O manual permite ao usuário descobrir o melhor que a ferramenta tem a oferecer, como também informa quais as limitações desta, e informações importantes referentes ao uso. Por isso é importante atentar-se a linguagem do mesmo, pois deve ser totalmente possível de ser entendida pelo usuário. Algumas marcas apenas cobrem a garantia de um produto se o operador estiver cumprindo o exposto pelo manual, pode isso nunca adquira uma ferramenta que não venha com o mesmo.

Certificado: Confira se a ferramenta é certificada pelo INMENTRO, pois esta é uma garantia de que a mesma não explodirá durante o uso.

Bateria: As esmerilhadeiras a bateria são muito boas, mas é importante frisar que quando estão com meia carga, ou praticamente descarregadas a ferramenta poderá perder seu desempenho e influenciar na execução do seu projeto. Por isso, sempre atente-se a duração da carga antes de adquirir a ferramenta. Na maioria dos casos é possível utiliza-las com alto desempenho por até 3 horas, mas este tempo pode variar de acordo com a marca.

Deixe uma resposta