
Sabemos que durante o ano o agricultor lida com épocas que são marcados pela estiagem, e manter os bons resultados durante este período é um desafio! Devido a isso, hoje vamos falar sobre a irrigação de pastos: um método indispensável para os setores agrícolas!
Deixaremos para você 4 dicas, que irão lhe auxiliar no desenvolvimento da irrigação de pastagens!
Continue com a gente, e confira!
1- Fazer análise do local que receberá a irrigação
Para que seja feita a irrigação de pastos em uma determinada área, é necessário desenvolver uma descrição exata das medidas, ângulos e inclinação. Esta coleta de informações do terreno é chamada de levantamento planialtimétrico. Neste contexto, observa—se também se existem poços no local para contribuir no processo.
2- Descobrir o volume de água necessário
Saber o tamanho da área que receberá irrigação, contribui para que somente a quantidade necessária de água seja utilizada, evitando que desperdícios e gastos desnecessários aconteçam. Deve-se também conhecer as características do solo, no qual encontra-se a pastagem. Isso influenciará na quantidade de água a ser utilizada, e consequentemente, no alcance de melhores resultados que ofereçam condições mais favoráveis para o rebanho.
3- Conheça o clima da região
Isso é válido não somente para irrigação de pastagens, mas para as culturas irrigadas como um todo. Compreender o clima da sua região lhe ajudará a entender quais as necessidades apresentadas pela planta, bem como calcular o balanço de água no solo com relação ao tipo de plantação, e seu desenvolvimento.
4- Opte pelo método que mais se identifica com o seu cultivo
Após conhecer todas as características do local no qual a irrigação será implantada, faz-se a escolha do projeto a ser utilizado no pasto. Apesar de a grosso modo parecer uma tarefa um pouco complexa, a coleta de dados do ambiente tornará esta questão bem simples, bastando somente escolher o método que melhor se encaixe nas informações encontradas.
Um dos mais utilizados, e que é considerado um dos melhores métodos, é a irrigação por aspersão. Seu reconhecimento se deve ao fato de que, seu uso se dá por meio de divisões, comportando-se como uma chuva artificial sobre a plantação, lembrando o método natural, e por este motivo, é muito benéfica para a pastagem. Este tipo de irrigação também pode ser utilizado em outros cultivos, como batata, e milho por exemplo.
Ficou animado para implantar, o seu projeto se irrigação? Divida conosco! Deixe nos comentários!