Horta em Casa – Como cultivar em sua casa ou apartamento?

Horta em casa - Como cultivar dentro de seu apartamento

Já pensou em fazer sua horta em casa? Então esse é o lugar certo.
As plantas, além de trazerem um toque especial para o ambiente, o ato de plantá-las também pode ser uma verdadeira terapia para nós. Hoje em especial vamos falar sobre as hortas caseiras! Leia nosso tutorial abaixo e dê sua opinião nos comentários!

Horta em casa - Como cultivar dentro de seu apartamento

Considerações a serem feitas

Primeiramente é importante compreendermos que a falta de espaço não é motivo para não cultivarmos nossos alimentos em casa. Existem inúmeras possibilidades de hortaliças que podem sim ser cultivadas no aconchego de pequenos apartamentos.

Conforme as exigências de cada planta, podemos cultivar hortaliças que possuam as mesmas necessidades em um mesmo recipiente, como por exemplo, o manjericão e o coentro, sendo necessário apenas respeitas o espaço de 30cm entre as mesmas.

A maioria das plantas precisam receber no mínimo 4 horas de luz solar por dia, sendo preferencial o sol da manhã, ou da tarde. Todavia, deve-se também observar a quantidade de água e o espaço exigido pela planta para seu crescimento e desenvolvimento saudável.

Ter uma horta em casa também lhe oferece economia, pois reduzirá os seus gastos com feiras e supermercados. E, além disso, tornará o seu ambiente mais bonito e refrescante!

Horta em casa - Como cultivar dentro de seu apartamento

Onde plantar?

As hortaliças podem ser cultivadas em vasos, embalagens recicladas, floreiras, caixas de madeira, podendo ser também desenvolvidos jardins verticais, e horizontais.

Quando e como regá-las?

Para ter e manter uma horta em casa, é necessário regar as plantas em períodos em que o sol não esteja tão forte. No entanto, caso ocorra o contrário, o calor o ocasionará a evaporação e atrapalhará a alimentação da planta.

Como citamos acima, cada hortaliça exigirá uma quantidade de água, e por isso devemos regar conforme a necessidade delas para não encharcar a terra, pois o excesso de umidade pode aumentar as chances de proliferação de doenças.

Os recipientes devem conter furos em seus fundos, afim de que o escoamento da água aconteça. Tocando a terra conseguimos identificar se a mesma apresenta umidade, e deste modo descobrir se é preciso molha- lá.

Mudas ou sementes

Veja qual opção melhor lhe atende. As sementes são mais demoradas se comparadas as mudas, que por sua vez, já estão um pouco desenvolvidas e podem ser plantadas em diferentes períodos da ano. A semente deve ser plantada em períodos específicos do ano, pois as condições ambientais devem estar de acordo com o que a planta necessita para germinar e se desenvolver.

A escolha dos vegetais

Esta decisão depende dos alimentos que você deseja ter à disposição, e do espaço disponível.
Hortaliças como pimenta, cebolinha, coentro, salsinha exigem menos espaço, e por isso podem ser facilmente cultivadas em vasos por exemplo.

Você também pode optar por verduras e legumes, como: alface, rabanete, rúcula, tomate, beterraba. Se você optar por plantar alface por exemplo, como recipiente poderá utilizar as floreiras. Elas são maiores, e oferecem espaço para várias mudas.

O solo deverá ser preparado com adubos, pois a mesma exige um solo rico em nutrientes para se desenvolver. Deve ser regada em dias intercalados. A colheita consiste na extração da planta por inteiro do solo, e seu ciclo varia de 60 a 90 dias.

Existem também árvores frutíferas de pequeno porte. Elas podem ser plantadas em vasos, no entanto o diâmetro deve ser 10cm maior que o torrão da muda, e ter furos no fundo para escoamento da água. Elas devem ser regadas até 4 vezes por semana durante o verão, e até 2 vezes na semana nos períodos de inverno. Você pode plantar jabuticabeiras, romãzeiras, limoeiros, dentre outras.

A exemplo, se você optar pelos limoeiros, deverá oferecer a ele um ambiente bem iluminado, pois o mesmo necessita de seis horas diárias de exposição ao sol. A terra deve se manter úmida, mas não encharcada, e seu recipiente deve ter pelo menos 80cm de largura, por 70cm de altura.

Vamos para a prática?

Como você já viu, a falta de espaço não é desculpa, né! Comece já a idealizar todas as possibilidades de frutas, verduras e legumes que você pode cultivar! Além de uma alimentação livre de agrotóxicos, economicamente você verá que será muito mais viável!
Poste no seu Instagram e marque a gente para vermos seus resultados @comercialjrltda!

Deixe uma resposta