Conheça os Diferentes Tipos de Bombas D’água

Conheça os diferentes tipos de bombas d’água

As bombas d’água são utilizadas para auxiliar na transferência de um determinado volume de água de um local para o outro. São interligadas a canos, sendo estes os responsáveis pela passagem da água.

No mercado, encontramos diversos modelos, o que permite atender diferentes necessidades e especificações. Porém, isso pode gerar uma certa dúvida sobre qual o modelo ideal pra você. Buscando facilitar esta escolha, hoje iremos falar sobre algumas características específicas das bombas submersas, centrífugas, autoaspirantes, periféricas e injetoras!

Submersas

Podem ser submersíveis, ou submersas:

Submersíveis: Ficam na água por um período determinado, (sendo este pré-estabelecido pelo fabricante) e são retiradas após o uso, secadas e guardadas. É indicada para bombear água que contenha partículas sólidas, e outros dejetos, sendo também utilizada em situações de inundações.

Submersas: Foram fabricadas para permanecer dentro d’água. São utilizadas para bombear água em estruturas subterrâneas, poços artesianos e tubulares. É destinada ao bombeamento de água limpa, abastecendo caixas de água, cisternas, dentre outros reservatórios. Os modelos de bombas submersas podem variar de acordo com a sua potência, e vazão. Alguns modelos estão propícios a profundidas de até 20 metros, conseguindo alcançar uma vazão de até 2.300 litros por hora. Seus modelos podem ser monofásicos, ou trifásicos.
Para que seja possível controlar o volume de água dentro do reservatório, aconselha-se a utilização de uma boia de nível.

bomba submersa - Conheça os diferentes tipos de bombas d’água

Autuaspirantes

Operam em cima do solo, sendo voltadas para poços e lagos de até que possuam até 7 metros de profundidade. Conseguem transportar águas que possuam pequenas partículas sólidas. Não requer a instalação da válvula de retenção, responsável por reter a água e não permitir que a mesma retorne para o poço, uma vez que esta peça já vem acoplada ao produto. Além de transferir grandes volumes de água, este modelo oferece ótima pressão!

É fabricada com um compartimento que fica cheio de água, e consegue impedir que o ar existente dentre dos tubos dificulte a sucção.

Periférica

Como as autoaspirantes, esta também atua acima do solo, em locais de até 7 metros de profundidade. Porém necessita da instalação da válvula de retenção para que a água não retorne. Apresenta melhor desempenho com volumes menores de água e possui alta pressão.

É utilizada para transporta o líquido limpo, sem partículas ou dejetos. O investimento para adquiri-la é menor.

Centrífuga

Pode ser utilizada em regiões secas, acima do solo, e de até 7 metros de profundida. São utilizadas para realizar a transferência de um alto volume de água para reservatórios localizados em locais mais altos, como por exemplo para recalque de condomínios. Pode ser também utilizada na irrigação de propriedades agrícolas.

bomba centrifoga Conheça os diferentes tipos de bombas d’água
Injetora

Atuam na superfície. São bombas de alta pressão, e apresentam sucção de até 40 metros de profundidade. Tem um dispositivo que fica acoplado a tubulação que encontra-se submersa no poço, ou no reservatório. São bombas que apresentam baixa vazão, e necessitam de mais manutenção se comparadas as bombas submersas.

Deixe uma resposta