Aprenda a Escolher a Serra Tico-Tico Ideal para Você

As serras tico-tico, além de se destacarem por sua grande precisão para corte de peças detalhadas e curvas, são rápidas e eficientes. No entanto, também é conhecida no mercado como serra de recorte, sendo característico o seu movimento “vai” e “vem” durante a execução do trabalho.

Tipos de Serras Tico-Tico

Existem duas categorias de serras tico-tico no mercado, que se mostram como as principais: as de bancada, e as manuais. Quando falamos das serra manuais, estamos nos referindo a uma ferramenta que se destaca por oferecer maior liberdade de movimentos ao usuário por ser solta, porém exigirá maior controle para chegar ao resultado esperado. As de bancada são fixas. Devido a isso, exigem menos esforço manual, e oferecem maior estabilidade. Porém, não é possível transportá-la até o local no qual o trabalho será desenvolvido, diferentemente dos modelos manuais.

O que Observar antes de Adquirir a sua Serra Tico-Tico Para trabalhos profissionais, as serra tico-tico mais indicadas são os modelos mais completos e que oferecem maior potência, uma vez que a ferramenta será utilizada com maior frequência. Para pequenos projetos em casa modelos mais simples, e portáteis são uma boa opção. Além de escolher qual será o melhor modelo, é também importante atentar-se a lâmina a ser utilizada. Para trabalhar com madeira por exemplo, as lâminas mais largas são ótimas aliadas se a intenção é realizar cortes mais longos. Para cortes mais curtos ou curvos, os modelos mais estreitos são os indicados. Além disso, o espaçamento dos dentes também deve ser considerado: -Dentes maiores e mais espaçados, são indicados para cortar pedaços de madeira com maiores dimensões. - Dentes menores e mais próximos entre si, conseguem entregar um acabamento mais liso, e são indicados para materiais de menor espessura. Sempre observe questões como: velocidade, potência, ergonomia e quais atributos extras a ferramenta lhe oferece na hora de escolher a serra tico-tico ideal para você.

O que Observar antes de Adquirir a sua Serra Tico-Tico

Para trabalhos profissionais, as serra tico-tico mais indicadas são os modelos mais completos e que oferecem maior potência, uma vez que a ferramenta será utilizada com maior frequência.
Para pequenos projetos em casa modelos mais simples, e portáteis são uma boa opção.

Além de escolher qual será o melhor modelo, é também importante atentar-se a lâmina a ser utilizada. Para trabalhar com madeira por exemplo, as lâminas mais largas são ótimas aliadas se a intenção é realizar cortes mais longos. No entanto, para cortes mais curtos ou curvos, os modelos mais estreitos são os indicados. Além disso, o espaçamento dos dentes também deve ser considerado. Dentes maiores e mais espaçados, são indicados para cortar pedaços de madeira com maiores dimensões, porém deixam algumas rebarbas para trás. Por outro lado, dentes menores e mais próximos entre si, conseguem entregar um acabamento mais liso. São indicados para materiais de menor espessura. Todavia, para trabalhar com cortes em chapas metálicas, tubos galvanizados e dobradiças, os dentes devem ser menores e mais rígidos devido a sua maior resistência.

É sempre importante observar estas questões antes de adquirir a lâmina a ser utilizada. Se esta não estiver de acordo com a finalidade de utilização, além de comprometer o acabamento do material, e até mesmo danificar a serrinha, poderá atrasar um pouco mais a finalização do seu trabalho.

Sempre observe questões como: velocidade, potência, ergonomia e quais atributos extras a ferramenta lhe oferece na hora de escolher a serra tico-tico ideal para você. Considere também a sua necessidade de portabilidade da ferramenta, uma vez que as ferramentas sem fio melhor lhe atenderão caso tenha que transporta-la a diferentes lugares durante a execução do trabalho. Por outro lado os modelos com fio são mais indicados para utilização em um local específico.

Dica para Utilização da sua Serra

1- Com a ferramenta desligada, você irá prepara- lá para ser utilizada. Escolha a lâmina adequada ao serviço a ser executado.

2- Antes de começar a cortar o material, para evitar possíveis erros, delimite o local a ser cortado com o auxílio de uma régua ou compasso.

3- Ao ligar a ferramenta, atente-se a velocidade e potência a ser utilizada.

4- Sempre conduza a serra com a duas mãos para maior segurança dos movimentos.

5- Não force a serra contra o material a ser cortado. Além de não agilizar o serviço, pode quebrar a lâmina da sua ferramenta.

6- Por fim, a nossa sexta dica é que seja observado o acúmulo do pó eliminado pelo material durante a execução do trabalho, pois pode dificultar a sua visibilidade acerca do local a ser cortado, e inclusive atrapalhar o desempenho da lâmina. Por isso, limpezas constantes são indicadas para garantia de melhores resultados!
Gostou da saber mais sobre as serras tico-tico? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta