Entenda em Quais Situações e Como se Deve Usar o Esmeril

Entenda em Quais Situações e Como se Deve Usar o Esmeril

O esmeril é muito utilizado para a afiação de ferramentas, para eliminar as rebarbas em peças forjadas, para arredondar as arestas, dar acabamento, polir, dentre muitas outras funções. Em oficinas, cutelarias e serralherias ele é utilizado com grande frequência para trabalhos em metais, azulejos e madeira. Trata-se de uma ferramenta fácil de armazenar devido ao seu tamanho, e oferece pouca complexidade com relação ao seu manuseio.

Proteção

Antes de começar a trabalhar com o seu esmeril, é necessário colocar o equipamento de proteção individual. E neste aspecto, partes do corpo como o rosto e as mãos ficam em maior exposição, e por isso indispensável o uso do óculos de proteção, uma vez que os olhos são os mais envolvidos na maioria dos acidentes de trabalho que ocorrem durante o uso desta ferramenta.  O trabalhador também está sujeito ao risco de choques elétricos, e a exposição excessiva ao ruído sem o uso de protetores auriculares pode ser prejudicial a audição, e ainda vale ressaltar que é importante manter a postura adequada durante o trabalho.

Use a Sua Ferramenta com Segurança!

– Antes de ligar o esmeril, e iniciar o seu uso, verifique se tudo está dentro dos conformes;

– Após ligar a ferramenta, deixa-a trabalhando por um minuto e observe se está tudo ok com relação ao rebolo;

– Certifique-se de que a pedra utilizada condiz com o exigido pelo trabalho a ser realizado;

– Utilize roupas sem partes soltas para não correr o risco de estas serem puxadas pelo esmeril durante o trabalho. Neste quesito, também é importante se atentar a luva utilizada para que ela também não seja causa disso;

– Utilize máscaras, óculos, protetores auriculares, e caso também haja exposição a poeira, faça uso da máscara respiratória;

– Observe se não há combustível nas proximidades, pois durante uso do esmeril faíscas são produzidas;

– Assim que terminar de utiliza-lo, não solte-o até que o rebolo esteja em movimento.

Como Utilizar o Esmeril

Para iniciar o trabalho, solte as travas da porca e posicione o disco. Em seguida com o auxílio de uma chave de boca, ajuste a porca de fixação, e posteriormente acomode o material a ser trabalhado de forma segura e mais confortável!

Dicas Extras!

– Para trabalhos em chapas, siga com o corte de forma regular;

– Para cortes em metais, avance gradativamente de todos os lados;

– Em situações onde o trabalho é feito em tijolos e azulejos, deve ser utilizado um disco diamantado;

– Para desbaste, além de utilizar o disco adequado, a ferramenta deverá ficar posicionada em 25°. Inicie fazendo movimentos de vai e vem após a máxima rotação ser atingida. O ângulo deve ser um pouco maior para fazer contornos.

Como o esmeril te auxilia nas funções do dia a dia! Compartilhe conosco! Deixe nos comentários!

Deixe um comentário